4 dicas para limpar alpargatas

Desde 2012 as alpargatas tornaram-se tendência novamente e dominaram os pés das pessoas de todos os estilos.

Para quem não conhece, alpargata é um estilo de tênis de pano com solado de corda ou de borracha que foi sucesso nos anos 80 e 90 e atualmente voltou com tudo na tendência fashion.

Sendo estampadas com listras, flores, desenhos geométricos ou botões, as alpargatas são confortáveis, bonitas, com baixo custo e combinam com todos os tipos de roupa.

Esse tipo de sapato é extremamente sensível, portanto, para mantê-lo impecável por muito tempo deve-se tomar alguns cuidados de conservação, começando pela limpeza.

A alpargata não pode ser lavada na máquina de lavar como muitos tipos de sapatos, pois a sua sola é costurada com cordas de juta que podem desprender-se durante a lavagem.

Aprenda abaixo como limpar alpargatas da forma correta, sem danificá-las e mantendo-as com aparência de limpas e novas:

Sola:

alpargatasComece a limpeza com um pano ou algodão seco e limpo. Retire toda a sujeira mais grossa que houver. Depois, prepare uma mistura de água com detergente em uma bacia. Você irá precisar de uma escova de dentes de cerdas macias para realizar o trabalho de limpeza das solas. Mergulhe a escova na solução preparada e esfregue as solas das alpargatas eliminando toda a sujeira que houver. Por fim, enxague as solas e remova todo o detergente usando um algodão ou pano umedecido com água morna.

Tecido:

Para limpar a parte superior da sua alpargata, você usará a mesma mistura que utilizou para lavar a sola. Mergulhe um algodão na solução e esfregue no tecido com movimentos circulares removendo todas as manchas de sujeira. Não tenha pressa, esfregue delicadamente para não agredir o tecido e insista um pouco mais nas manchas mais resistentes. Depois enxague o tecido com um pano úmido removendo todos os resíduos de detergente e deixe secar naturalmente.

Couro:

Você irá precisar de um kit para limpar couro, eles são facilmente encontrados em lojas de calçados. Limpe a superfície de couro apenas com o limpador de couro e um pano microfibra. O couro é um material extremamente sensível e precisa de certos cuidados, como hidratação e proteção. Caso tenha duvidas procure um especialista e informe-se. Não tente fazer sozinho.
Não utilize água.

Cuidados:

Procure não molhar os sapatos e nem sair com eles na chuva, a água pode realmente danificar a alpargata e diminuir consideravelmente o seu tempo de vida útil.
Nunca coloque as alpargatas na secadora, na centrífuga ou na máquina de lavar.
Procure limpar as alpargatas imediatamente depois de sujá-las, lembre-se que quanto mais tempo a sujeira ficar em contato com o material mais difícil será de retirá-la.



3 Comentários

  1. Patrícia Reply
  2. Felipy castro Reply

Deixe um Comentário