4 dicas para que saiba como limpar alpaca

A alpaca é uma espécie de metal usado na fabricação de objetos como talheres, brincos, colares, etc.

Apesar de sua semelhança com a prata, os produtos feitos de alpaca não devem ser conservados e higienizados da mesma forma. Apesar do aspecto estético parecido, são metais completamente diferentes e usar um método para os dois pode causar manchas e/ou danificar em ambos.

Siga o passo a passo e conserve seus objetos de alpaca mantendo-os brilhantes e belos como a própria prata. Saiba como limpar alpaca:

Limpeza diária

Antes de tudo retire a poeira com um espanador ou  água e detergente neutro. Não use esponjas ou panos para esfregar. Se houver micro partículas de poeira, elas riscarão a sua peça. Depois seque com uma toalha que não solte fiapos. Esse tipo de limpeza pode ser feito diariamente, principalmente se os objetos de alpaca forem talheres. O detergente retira todas as impurezas e resíduos de gordura da peça, e se por a sujeira estiver grudada e você tiver dificuldade em tirar, tente deixar de molho na água com detergente por algumas horas.

Limpeza com bicarbonato de sódio

Uma vez por mês, você deve limpar as suas peças com bicarbonato de sódio. Pois a limpeza será mais aprofundada e eliminará qualquer mancha, bactéria ou micro-organismos presentes. Não esqueça dos detalhes, desenhos e profundidades, pois, são neles que se encontra a maior parte da sujeira acumulada.
Primeiramente você precisa misturar em uma bacia 1 litro de água e duas colheres de bicarbonato de sódio. Depois, com uma esponja esfregue o objeto delicadamente(não esqueça de usar luvas). Se a alpaca estiver muito escurecida e com manchas de oxidação, você pode deixá-la de molho por alguns minutos na substância do bicarbonato.
Não mergulhe objetos de alpaca na substancia de bicarbonato se o mesmo possuir pedras coladas, por exemplo colares e brincos.

Limpeza com forro de alumínio

Forre completamente um recipiente com papel alumínio, depois encha-o com água quente e acrescente algumas colheres de sal. Logo depois, coloque os objetos de alpaca e deixe-os  de molho durante alguns minutos. Essa mistura irá tirar todas as manchas de oxidação da peça, além de resíduos de sujeira deixando o objeto brilhante e com aspecto  de novo.
Retire o objeto do recipiente e seque com uma flanela limpa que não solte fiapos.

Lustrar e polir:

Para lustrar a sua peça e recuperar o brilho da alpaca que veio de fábrica, você precisará de uma flanela mágica (ou flanela de microfibra) e um bom tempo livre. Ou ainda para facilitar o processo, poderá utilizar um produto polidor especial de boa qualidade.
A pasta de dente também pode ser usada para polir a alpaca, mas em pequena quantidade. Suje uma flanela limpa e macia com pasta de dente e esfregue a peça continuadamente.



Deixe um Comentário