5 Maneiras simples de limpar abajur de tecido

O tecido sempre foi um material muito utilizado para a confecção de abajures e iluminarias, justamente por que é um ótimo filtro para a luz, além de torná-la dourada, afável e delicada.

Como limpar abajur de tecido

Os tecidos desgastam naturalmente, por esse motivo é muito importante a sua higienização semanal. A falta de limpeza da cúpula do abajur pode interferir no funcionamento e na estética do mesmo. Por tanto, vale a pena investir um certo tempo para a manutenção da peça.

Para limpar esse tipo de material é necessário muito cuidado, pois molhar esses produtos pode provocar manchas. Mesmo que sejam de seda, algodão, cetim ou outros tecidos, eles não devem ser lavados de forma tradicional. A lavagem com água é aconselhável apenas para casos extremos, mas ainda assim deve ser feito com o dobro do cuidado, principalmente se a peça for clara. A lavagem deve ser feita a mão de forma delicada e usando sabão neutro.

maneiras-limpar-abajur-tecido

O ideal mesmo é a lavagem a seco. Atualmente existem diversas formas de limpeza sem o uso de produtos químicos ou água. Entre elas estão:

1. Aspirador de pó

Retire a sujeira da cúpula de pano utilizando o aspirador por dentro e por fora da cúpula com um bocal de escova. Ainda assim, siga o sentido do tecido, tenha paciência e muita cautela.

2. Escova de cerdas

Se possível retire a cúpula da base e a coloque em uma superfície plana. Limpe com uma escova de cerdas macias limpa (pode ser aquelas usadas para retirar pó de sobretudo, ou “lustrar” calçado), sempre de baixo para cima e com muito cuidado para não rasgar ou desfiar a peça. Caso o abajur seja um modelo mais antigo, a atenção e o cuidado devem ser redobrados, pois as peças podem ser mais frágeis ou necessitar de processos especiais de manutenção.

3. Rolo de adesivo ou espanador de pó

O rolo de adesivo e o espanador de pó são ótimos para manter as cúpulas livres de poeira, no entanto não são tão eficazes para sujeiras mais profundas.

4. Secador de cabelo

O secador de cabelo é outra forma pratica de limpar o abajur, já que é um instrumento que a maioria das pessoas tem em casa. O uso dele é recomendado para tecidos mais antigos, use-o na opção de ar frio soprando a sujeira para longe das fibras.

5. Pincel

O pincel pode ser usado para tirar a poeira das fibras do tecido, caso não seja possível tirar a cúpula da base. O pincel deve estar novo e deve ser lavado duas ou três vezes durante a limpeza para remover a sujeira acumulada.

Como podemos ver a limpeza dos abajures e iluminarias de tecido não é uma tarefa muito difícil. Mas necessita de muito cuidado, atenção e tempo livre para realizá-la.

Por tanto, lembre-se sempre de pelo menos uma vez por semana retirar o pó da cúpula com uma das opções sugeridas para que a sujeira não se acumule e você não precise de tanto trabalho para limpá-la depois.



2 Comentários

  1. Deise Reply
  2. Lilian Reply

Deixe um Comentário