Boas dicas para saber como limpar almofadas do sofá

De tempos em tempos precisamos fazer uma faxina completa no nosso sofá. Principalmente se ele é feito de tecido. O tecido é um imã para a acumulação de poeira, pelos, e sujeira, além de ser o ambiente perfeito para micro-organismos como os ácaros. Essas pragas são invisíveis ao olho nu, mas podem causar diversos problemas respiratórios para você e a sua família.

O ideal mesmo é limpar o sofá completamente com cuidado, utilizando os produtos corretos e sem pressa. Principalmente as almofadas do sofá, que merecem igual importância na hora da limpeza apesar de serem sempre esquecidas.

Veja abaixo duas opções de lavagem para manter suas almofadas limpas, cheirosas e livres de micro-organismos.

Confira as dicas para limpar almofadas do sofá.

Lavagem Comum:

  • 1º Passo: A lavagem comum das almofadas do sofá é feita a partir de um processo de limpeza. Esse processo começa com a retirada do excesso de poeira acumulada nas almofadas. Você pode usar um batedor de tapete ou uma vassoura para bater as almofadas dos dois lados e retirar boa parte da poeira.
  • 2º Passo: Logo após, verifique se existe a presença de alguma mancha nas almofadas e se necessário limpe com um removedor de manchas usando das instruções de uso indicadas para cada tipo de tecido.
  • 3º Passo: Em um balde prepare uma mistura de detergente neutro com água fria, mergulhe uma esponja e esfregue a almofada de uma ponta à outra. Depois enxague a esponja e retire todo o detergente da almofada
  • 4º Passo: Trate as almofadas com um spray protetor de tecido, que funciona como impermeabilizante envolvendo as fibras de tecido e protegendo sem danificar sua aparência ou maciez.
  • 5º Passo: Por último utilize um aspirador de pó para retirar os últimos resíduos de poeira e umidade e deixe a almofada por algumas horas secando no sol.

 

Lavagem a seco:

  • 1º Passo: Para limpar as almofadas a seco, você precisará de bicarbonato de sódio e aspirador de pó. Primeiramente você deve polvilhar camadas bem espalhadas de bicarbonato de sódio por toda a extensão da almofada.
  • 2º Passo: Depois, deixe o bicarbonato agir por cerca de 15 minutos, para que ele absorva todo o tipo de odor e umidade presente.
  • 3 º Passo: Borrife por toda almofada um produto de limpeza de boa qualidade e específico para estofados e almofadas. Deixe agir conforme as instruções de uso e se necessário esfregue as manchas.
  • 4º Passo: Seque a almofada com um pano branco e limpo e depois retire o restante da umidade e dos resíduos de sujeira com um aspirador de pó.

Dicas:

Cubra o sofá com uma capa protetora para a limpeza durar por mais tempo
Aspire as almofadas pelo menos uma vez por semana

Como vê limpar almofadas do sofá pode ser uma tarefa simples. Siga as dicas!



3 Comentários

Deixe um Comentário