Como avaliar o seu serviço de Limpeza

Caso tenha uma empregada doméstica, como saber que ela faz um bom trabalho? É preciso saber avaliar a qualidade da limpeza e não se deixar enganar com uma simples limpeza superficial, quando o que deseja é uma limpeza a sério.

Serviço de Limpeza

Dependendo do que quer e de que serviço pediu, pode averiguar uma série de coisas e pormenores, para melhor se inteirar da qualidade que lhe estão a prestar. A manutenção mais básica e diária deverá de ser feita, principalmente caso tenha animais de estimação que larguem pêlo e em certas zonas da casa é praticamente obrigatório.

Estas são: o chão e os tapetes e carpetes devem de estar varridos – ou até aspirados –, o lixo tem de ser deitado fora, o da cozinha e o da casa de banho, o pó tem de estar limpo e a louça lavada e arrumada. E, caso faça parte do acordo, a roupa lavada e tratada (passada a ferro, dobrada e arrumada).

Como avaliar o seu serviço de Limpeza

Estas são as coisas básicas e as mais fáceis de averiguar. Agora, a avaliação a nível semanal ou mensal necessita de mais atenção, visto que é fácil esquecermo-nos de averiguar as coisas que necessitam de uma manutenção mais espaçada.

  • Os vidros estão limpos? É possível verificar se os vidros foram lavados a olho nú, devido à sua transparência. Porém, consegue uma resposta mais verdadeira se os vir à luz do dia.
  • Tenha atenção à regularidade dos lençóis. A roupa da cama tem de ser mudada, com mais frequência ainda se for Verão.
  • Se as superfícies e o material assim o exigirem, certifique-se de que estão enceradas e em bom estado. Caso tenham manchas e riscos superficiais, questione a sua empregada doméstica se sabe como lidar com elas. Se, por acaso, ela não souber, há várias dicas que acessíveis a qualquer um e fáceis de aprender.
  • Como é a limpeza do pó? É só retirado das superfícies que estão à vista, ou em todos os recantos necessários? E debaixo dos móveis e da cama? Tudo isto é preciso ter em conta e não é complicado de averiguar.
  • Em que estado estão os ralos do lavatório, da banheira, do lava-louça, etc? É importantíssimo que estejam limpos, de modo a prevenir que a canalização entupa.
  • O seu frigorífico está com uma camada de gelo demasiado grande ou tem algum tipo de cheiro? A manutenção do frigorífico é muitas vezes esquecida. É um electrodoméstico de uso diário e contínuo; precisa de ser limpo e, caso tenha arca integrada, deverá de ser descongelado sempre que necessário.
  • E quanto às suas persianas e estores? Estes são objectos que mesmo que sejam limpos com regularidade, poderão não estar limpos como deviam. A sujidade tende a entranhar-se e acumular-se nos recantos e deverão de ser limpos, nem que seja com uma paciência enorme e um bocado de cotonete e algodão.

Como vê, há muitos pormenores que merecem atenção, mesmo que não exijam a mesma frequência na limpeza. Pelo menos uma vez por mês, esta revista tem de ser feita, de forma quase minuciosa

Avalie o seu serviço de limpeza com firmeza, mas respeite que há objectos que não exigem uma limpeza nem diária nem semanal. Seja sensata; não fique obcecada com a limpeza, mas não deixe de estar atenta.

 



Deixe um Comentário