Como fazer limpezas pós-obras?

As obras por si só já são um processo desgastante e incómodo, embora o resultado final valha sempre a pena. No entanto, a conclusão de uma obra não significa que a confusão acabou lá por casa. Agora que as máquinas e os funcionários abandonaram a sua casa está na hora de por mãos à limpeza.

Como fazer limpezas pós-obras?

Chame reforços

Não tenha a ideia suicida de começar a limpar toda a casa sozinha/o. Pois, embora para muitas pessoas essa pareça uma tarefa fácil pode ter a certeza de que não é. Peça ajuda aos seus filhos, irmãos, pai, mãe, amigos, namorado, etc. O importante é conseguir reunir uma equipa consistente para que o trabalho fique mais repartido e seja mais fácil de executar. Vai ver que essa ajuda extra lhe vai ser muito útil quando precisar de pegar em algum móvel ou quando precisar de ajuda com o escadote. Para além disso o trabalho torna-se menos chato se tiver alguém com quem conversar.

limpezas pós-obras

Faça uma lista de material necessário

Antes de por mãos à obra é necessário estar munido com as armas certas, ou neste caso, com os detergentes apropriados. Faça uma lista com todos os produtos que vai necessitar e certifique-se de que os tem todos em casa antes de começar as limpezas. Por exemplo, compre diluente para retirar tinta.

Ferramentas básicas

Tenha sempre consigo ou compre: silicone, baldes, esponjas, esfregonas, vassouras, espátulas, lâminas, panos, detergentes variados, luvas, sabão, desinfectante, etc.

Kit pessoal

Devido ao esforço que vai/vão fazer é necessário que tenha consigo algumas garrafas de água e coisinhas simples e práticas para comer.

Agora que já tem consigo tudo o que é necessário está na hora de passar à acção.

Por onde começar na limpeza pós-obras?

Isto depende do bom senso de cada pessoa e da natureza da obra. No entanto, há sempre algumas linhas gerais que pode seguir.

  • Comece pela parte de trás da casa até chegar à porta de entrada.
  • Limpe de cima para baixo. Ou seja, comece por limpar os tectos e acabe no chão. Assim se for caindo algum lixo vai ficando sempre tudo limpinho.
  • Comece do mais simples para o mais complexo. Ou seja, varra primeiro o chão e depois aspire e limpe com a esfregona. Tire o pó dos vidros e só depois passe detergente. Simplifique as suas tarefas.
  • Deixe a limpeza da cozinha e da lavandaria para o final. Estas são duas divisões às quais irá recorrer durante as limpezas e que estão sujeitas a mais lixo. Por isso, limpe-as no final de tudo para que não tenha de repetir as limpezas.

Conselhos úteis para a Limpezas Pós-Obras

Lembre-se de proteger as suas mãos com luvas e de lhes ir aplicando cremes. Como vai usar produtos bastante fortes durante as limpezas, se não tiver estes cuidados com as suas mãos pode danificar a sua pele.

conselhos limpeza pos obra

Tenha em atenção que as limpezas pós-obras são uma tarefa complicada e cansativa que lhe vai ocupar bastante tempo. Por isso, se não dispõe de muito tempo opte por contratar uma empresa especializada neste tipo de serviços. Às vezes mais vale delegar do que arriscar.

 



One Response

Deixe um Comentário