Como limpar a cozinha passo-a-passo


Armários desarrumados, um top de frigorífico cheio de pó e um forno que larga fumo cada vez que o utiliza não são os componentes de uma cozinha limpa e ideal.
Por vezes, a parte mais difícil para concluir uma tarefa é saber por onde começar. A segunda parte mais difícil é saber quando a tarefa está completa. A verdade se diga, a limpeza da casa nunca está realmente feita.

Confira aqui 12 passos para fazer uma limpeza de cozinha e não deixe de ver o passo extra!
Mas antes vamos deixar 5 passos para uma limpeza mais rápida da sua cozinha.

5 dicas rápidas para limpar a cozinha

a). Limpe a poeira do teto e dos cantos das paredes. Veja se as paredes têm pontos sujos que precisam de ser lavados. Lave locais como saídas de ar, maçanetas, portas e as placas dos interruptores. É provável que as paredes da cozinha tenham que ser lavadas com mais frequência do que as dos outros compartimentos da casa. Poderá não ter notado que a batedeira ou liquidificador salpicou na parede. Faça uma limpeza intensa e limpe a gordura, lixo e comida derramada nas paredes da cozinha.

b). Limpe a poeira dos quadros que estiveram pendurados. Tenha cuidado ao limpar arte emoldurada. Não pulverize o detergente multiusos ou água. O líquido pode infiltrar-se atrás do vidro e danificar as imagens. Humedeça um pano limpo para limpar a moldura e o vidro.

c). Limpe a poeira do ventilador de teto. Pode utilizar um detergente delicado. Retire as luminárias lave e seque-as cuidadosamente antes de colocar no sitio.

d). Retire cortinas e persianas para lavar ou limpe de acordo com as instruções do fabricante. Aspire e limpe os parapeitos das janelas e limpe os cantos. Lave o interior e exterior das janelas.
Deixe as janelas da cozinha abertas enquanto limpa para evitar cheiros e para arejar. Não se esqueça de aspirar as bobinas do seu frigorífico, desligado. Este é um bom momento para varrer e esfregar debaixo do frigorífico.

e). Limpe e organize as gavetas.
Organize os seus talheres. Este é um bom momento para colocar divisores de gaveta para organizar melhor as gavetas da sua cozinha.

12 passos para limpar completamente a cozinha

Se quer fazer uma limpeza completa da cozinha confira o guia abaixo com 12 passos +1 de bónus para fazer uma limpeza em profundidade da sua cozinha.

limpar cozinhas11. Limpe as bancadas/mesa

Arrume todos os itens que pertencem à cozinha que não estão em seu devido lugar. De seguida, recolha todos os itens que não pertencem à cozinha. Coloque todos esses itens num cesto para serem arrumados à posterior. Não deixe de arrumar a cozinha para arrumar esses itens nos seus devidos lugares.

2. Comece na pia / lava loiças

Coloque toda a loiça suja na máquina de lavar loiça. Encha a pia com água quente e detergente da loiça, coloque de molho a loiça que precisar como panelas e alguidares. Use bicarbonato de sódio no ralo, pode também utilizar casca de limão para refrescar.

3. Pulverize as bancadas e o fogão

Utilize um pulverizador multiusos e pulverize bem as superfícies. Deixe o pulverizador fazer o seu trabalho enquanto você avança.

4. Verifique o Frigorífico

Jogue fora tudo o que tenha passado de validade e coloque os recipientes na pia de água e detergente. Trabalhe de cima para baixo, limpe as prateleiras com um pano pulverizado com detergente multiusos.

5. Comece no topo

Pode sacudir o pó e o lixo para o chão porque irá varrer o chão mais tarde. Use um espanador de cabo longo e lipe em torno de todo o perímetro da cozinha. Limpe os cantos, as luminárias e os topos dos armários. Não se esqueça da parte superior do frigorífico. Quando chegar ao sítio onde começou, está pronta para seguir em frente.

6. Limpe os armários superiores, micro-ondas e outros eletrodomésticos

Coloque uma esponja molhada no micro-ondas e “cozinhe” durante 2 minutos. Enquanto o micro-ondas faz o seu trabalho molhe um pano na água quente e detergente e utilize para limpar as portas e puxadores dos armários superiores e qualquer sujidade nas paredes à medida que circula a cozinha. Nesta altura a esponja no micro-ondas já deve ter arrefecido. Utilize-a para limpar o interior e o exterior do micro-ondas.

Limpe a máquina de café, torradeira, batedeira e outros pequenos aparelhos, de cima para baixo, utilize um pulverizador multiusos ou de limpeza de vidro (pulverize o pano em vez de pulverizar o aparelho).

7. Limpe as bancadas e o fogão

limpar cozinhas4Nesta altura o detergente que pulverizou já teve tempo de atuar, limpe as superfícies horizontais. Adicione um pouco de bicarbonato de sódio para retirar as manchas mais difíceis.

8. Limpe as superfícies verticais dos eletrodomésticos grandes

Utilize outro pano embebido em água morna e detergente para limpar a frente do frigorífico, máquina de lavar loiça e forno. Preste muita atenção às pegas e bordas externas. Para aparelhos de aço inoxidável pode usar vinagre diluído com água.

9. Limpe as portas e as gavetas dos armários inferiores.

Mais uma vez, um pano embebido em água morna e detergente será o suficiente.

10. Acabe de lavar a loiça e limpe a pia

Coloque os itens que estão em imersão na pia dentro da máquina de lavar loiça ou lave à mão. Esvazie a pia e lave com água quente. Limpe a pia com um abrasivo suave como bicarbonato de sódio. Enxague com água quente. Limpe a torneira com um pano de microfibra.

11. Esvazie o lixo

Limpe o interior do balde de lixo com um pano molhado antes de substituir o saco.

12. Varra e lave o chão

Varra o chão com uma vassoura ou um espanador seco, chegue até aos rodapés, sob os armários e nos cantos. Retire os aparelhos, se necessário. De seguida passe com a esfregona ou limpe a vapor. Comece no canto mais distante da entrada para a cozinha. Se utilizar uma esfregona, certifique-se de usar um balde. Não quer contaminar a sua pia limpa. Despeje a água suja no exterior ou na sanita.

limpar cozinhas2

Algumas dicas extras:

• Faça a limpeza da cozinha um assunto de família. Divida as etapas entre os membros da sua família, assim a sua cozinha ficará limpa em pouco tempo.

• Treine os membros da família para que levantem a passem os seus próprios pratos por água, depois de cada refeição. Esse simples ato leva pouco tempo a cada pessoa, mas poupa muito tempo à pessoa que irá lavar a loiça.

• Encha a pia de água quente e detergente antes de começar a preparar os alimentos. À medida que utilizar as tigelas, tábuas de corte, facas, etc., lave-as rapidamente para evitar que os alimentos sequem. Quando acabar de cozinhar não terá uma pilha de loiça suja para lavar.

Deixe um comentário a dizer como correu a limpeza da sua cozinha e se tiver alguma sugestão para melhorar este guia, envie a sua dica.


Nome : Email :

Escreva a sua dica

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *