Como limpar ácaros do colchão

Ácaros  são organismos tão pequenos que não podem ser vistos a olho nu. Pertencem à família das aranhas e estão presentes na poeira, que causa alergia em boa parte da população, já que costumam ficar nos colchões e em todos os tipos de tecidos. Por isso,  podem estar em qualquer lugar da casa, desencadeando diversas doenças respiratórias.

Para eliminá-los é preciso reduzir o alimento destes bichinhos, para que a sua casa não seja um local perfeito para o crescimento dessa colónia.

Fique atenta às dicas abaixo e proteja a sua família dessas pragas que fazem tanto mal. Saiba como limpar ácaros do colchão.

 

colchão-acaros-limpeza

 

Aspirador de pó

Utilize o aspirador de pó no colchão pelo menos duas vezes por mês. Retire toda a poeira utilizando um filtro hepa. Lembre-se: ácaros adoram pó, e por mais que seja invisível para nossos olhos, ainda assim nosso pulmão sofre.

O aspirador de pó é o instrumento mais eficiente para a eliminação dos ácaros, pois ele elimina quase 100% do pó encontrado no colchão, e com isso, elimina também os micro-organismos presentes nele.

Nunca utilize um pano seco ou um espanador de pó, pois os mesmo faz com que os ácaros e as partículas de pó fiquem suspensos no ar.

Capas protetoras

Atualmente, existe capas protetoras com tratamento antimicrobiano que impede a passagem dos ácaros.

Não se esqueça de trocar a roupa de cama uma vez por semana em épocas comuns, e duas vezes por semana para épocas de calor. Aproveite também para expor o colchão ao sol pelo menos uma vez a cada dois meses. Essa exposição retira boa parte da humidade presente na espuma, além de proteger o colchão contra impurezas.

Acaricidas

Acaricida é um tipo de inseticida utilizado para o controle e extermínio de ácaros.

Quando for aplicá-lo lembre-se de consultar um veterinário antes. Esses produtos não são tóxicos para humanos, mas para quem tem animais de estimação é bom verificar certinho para que não aconteça nenhum acidente.

Dicas:

  • Deixe portas e janelas abertas para que haja ventilação
  • Instale esterilizadores de ar por toda a casa. Eles funcionam por que puxam os ácaros do ambiente para dentro do aparelho (que esquenta até em 300º)
  • Lave os lençóis, cobertores e roupas de capa em uma temperatura superior a 60º. Temperatura alta é a única forma garantida de acabar com os ácaros e micro-organismos presentes.
  • Não misture produtos químicos abrasivos com acaricidas ou outros produtos de proteção contra ácaros.
  • Nunca utilize álcool! O álcool reage quimicamente com a espuma e a destrói.

Aproveite para usar todas essas dicas para limpar ácaros do colchão o mais rápido possível. Os colchões podem abrigar facilmente mais de 5 milhões de micro-organismos. Mantenha a higiene em dia, fique longe de doenças respiratórias, e durma em paz, sabendo que você e a sua família estão protegidos contra essas pragas que insistem em viver connosco.



3 Comentários

Deixe um Comentário