5 dicas para saber como limpar açúcar queimado do fundo da panela


Que atire a primeira pedra quem nunca queimou açúcar no fundo da panela!

Todos nós pelos menos uma vez na vida tivemos essa má sorte, seja fazendo cobertura de caramelo ou qualquer outro tipo de doce.
Enquanto estamos fazendo o doce é ótimo, enquanto comemos o doce é maravilhoso, mas quando resolvemos lavar a panela é uma tortura. Isso porque o açúcar gruda na panela de tal forma que não há santo que limpe. Ou melhor, há sim!

Ao invés de esfregar a panela infinitamente ou jogá-la fora, veja abaixo dicas para limpar açúcar queimado do fundo da panela de forma simples, rápida e económica.

 

açucar-queimado

 

Dicas de limpeza

  • Molho de tomate: Pode parecer mentira, mas o molho de tomate ajuda mesmo a retirar a sujeira do açúcar queimado da panela. É muito simples, primeiro encha a panela com água até que cubra completamente a parte queimada. Depois acrescente 2 colheres de molho de tomate e ferva a mistura. Em pouco tempo, o queimado soltará sem grandes esforços;
  • Vinagre Branco: O vinagre ajuda a cortar a gordura e amolecer o açúcar queimado, sendo assim é um ótimo agente limpador. Encha a panela com água cobrindo toda a mancha de açúcar. Acrescente uma colher de chá de vinagre branco para cada xícara de água. Coloque a panela no fogo baixo e ferva a solução por 3 minutos. Retire o açúcar já amolecido com uma colher de pau. Por ultimo, enxague a panela para remover os resíduos restantes.
  • Creme de tártaro: Para quem não conhece, creme de tártaro é um sal orgânico natural comummente usado como fermento químico para a fabricação de pães. Pode ser encontrado em diversos supermercados e/ou padarias.  Para utilizá-lo na limpeza de sua panela, coloque 2 colheres de sopa para cada um quarto de água. Ferva a solução por 10 minutos em fogo baixo. Logo após, lave e enxague a panela com sabão e água morna.
  • Bicarbonato de sódio: Encha a panela com água quente. Acrescente um fio de detergente de louças e duas colheres de bicarbonato de sódio. Espere abaixar a temperatura da água de quente para morna. Com uma esponja não abrasiva esfregue toda a mancha de açúcar queimado da panela até que saia toda a sujeira grudada. Para finalizar, enxague a panela com água limpa. O bicarbonato de sódio pode ser encontrado facilmente em qualquer drogaria.
  • Limpando sem utilizar o fogo: Caso você não queira ou não possa utilizar o fogão para sua limpeza não entre em pânico. Esse procedimento é um pouco mais demorado, mas também é um grande facilitador. Encha a panela com água da torneira e acrescente 2 colheres de bicarbonato de sódio. Deixe de molho por aproximadamente 2h. Logo após, retire o excesso da mancha com uma colher e lave normalmente com água e detergente.

Com essas dicas, limpar açúcar queimado do fundo da panela será o menor dos seus problemas. Só tome cuidado para não acabar se empolgando muito e comendo doces todos os dias, ok? Lembre-se que essas dicas também podem ser usadas para limpar panelas de arroz queimado, pipoca queimada, brigadeiro, entre outros.


Nome : Email :

26 Comentário para “5 dicas para saber como limpar açúcar queimado do fundo da panela”

  1. Rafaele diz:
    Minha última esperança era o vinagre. Mas não funcionou. 🙁
    Não tenho os outros ingredientes em casa. Não consegui resolver com o vinagre.
  2. Ângelo Sena diz:
    veeeeey
    funciona
  3. erica diz:
    Incrivel! Fiz a dica com vinagre(tinto msm). Passei a colher de pau e as crostas soltaram em pedaços. Obrigada.
  4. Molho de tomate funcionou perfeitamente! Obrigada pela dica 🙂
  5. Maravilhoso. Fiz com molho de tomate, nao sei cmo mas saiu tudinho!!!
  6. alexsandra diz:
    espero que de certo, se não minha mãe me mata rs
    estou tentando com o molho de tomate
  7. nadja diz:
    estou tentando com vinagre, a massa não funcionou, ou essas dicas só ajudam se for na hora? porque já term umas 30 horas deixando panela de molho e nada.
  8. não consegui tirar o queimado da panela de açúcar caramelizado…
  9. José Marcos diz:
    Espero que funcione para mim.
    Já tem mais de 14 horas que coloquei de molho em água com detertgente.
    Tenho o molho de tomate e um vinagre normal.
    Se não funcionar, minha mulher vai ter um treco!
  10. Então! como eu havia dito ontem que ía tentar, estou passando aqui para deixar meu feed back.

    Catei tudo que tinha aqui. E como falei antes, o açucar queimado estava à mais de 14 horas agarrado.

    Tinha muito pouco molho de tomate, então catei vinagre comum, (sem saber se teria o mesmo efeito do branco), água, e leite condensado.
    coloquei a água, não muita, mas uma quantidade que se aproximasse o máximo do pouquinho de açúcar queimado, Pra não enxer muito a panela, pois os ingredientes eram muito poucos.
    Coloquei cerca de um copo de vinagre, 2 colheres de molho de tomate, e comi o leite condensado. (pra acalmar um pouco).
    Coloquei um pouquinho de sal também. (Sei lá porquê. Tudo minha mãe coloca um pouco de sal!)

    A água fervia, enquanto eu passava a colher, sem ver nada acontecer.

    Corri de novo aqui, e ví que a água tinha que ferver por pelo menos 3 minutos.
    Deixei por 15 minutos, e… Nada.

    Comecei a pensar um monte de coisas
    Achei que essa fórmula não ía funcionar comigo.
    Ía esconder a panela suja por um tempo
    Talvez esse site fosse uma pegadinha
    Ía ter que comprar mais molho de tomate
    Ía ter que comprar mais leite condensado.
    Ía ter que comprar flores para minha belíssima, porém furiosa esposa.

    Depois de alguns minutos, coloquei a panela na pia, e com uma colher, consegui ir tirando algumas crostas com facilidade.
    Depois, esfreguei com um bombril novo um detergente simples, com a mesma água quente, e percebi que o restante também ía saindo sem muitas dificuldades.

    Resumindo; Não tinha tudo à mão, mas usei o que pude, e funcionou.

    O que não adiantou muito, pois minha esposa já chegou sentindo cheiro do molho de tomate, vinagre e água quente. (Ô narizinho danado!)

    Mas agradeço assim mesmo por essas dicas valiosas, que me motivaram mais ainda à continuar minhas experiências na cozinha.

  11. Fiz o do vinagre. Funciona mesmo!
  12. Bianca diz:
    Molho de tomate funciona mesmo!

    Queimei nescau no fundo da panela tentando fazer pipoca de chocolate… ficou preto e grudou, deixei ferver 5 minutos agua com molho de tomate e saiu tudo! Brigada “remover manchas!” achei que iria perder a panela.

  13. wesley diz:
    e cafe queimado? vira uma crosta dura grudada no fundo que até parece que faz parte da panela.
  14. Tayane diz:
    Por incrível que pareça eu consegui queimar o café, fui esquentar o café daí voltei pra cama e dormir, o café secou a borra grudou no fundo da panela ficou horrível
    alguém tem alguma dica??
  15. pra mim o vinagre funcionou super bem
  16. Fael diz:
    No meu caso foi mingau queimado, ficou uma crosta preta, horrível no fundo da panela inox (a parte de DENTRO que é a importante), dura como solda! Tentei ferver água com sal, com vinagre, com bicarbonato, com água sanitária e nada resolveu.

    O que está resolvendo mesmo é todo dia ir passando esponja de metal, daquela grossa mesmo toda enroladinha, em movimentos circulares, com algum produto abrasivo para limpeza pesada (seja Sapólio, seja Ciff, etc., nas versões SEM Cloro). Depois de mais de uma semana já estou começando ver o fundo da panela, mas ainda tem muita coisa para tirar. O restante do dia deixo uma fina camada do abrasivo (só por desencargo de consciência, porque dissolver aquela crosta não dissolve mesmo, tem que ser no trabalho braçal!).

  17. bianca diz:
    a do bicarbonato funcionou mesmo
  18. Daniel diz:
    Nenhuma das dicas funcionou (só não usei limpa-forno, mas na próxima vez vai ser a primeira opção! rss). No caso a panela de inox queimou do lado de dentro preparando creme de baunilha. A crosta preta e super dura que se formou se fundiu ao metal como uma solda, insdestrutível! O que resolveu foi trabalho braçal mesmo, esfregando a cada dia com algum produto saponáceo para limpeza pesada e esponjas (no começo aquela super grossa toda enroladinha, depois a normal verde/amarela de pia e finalmente esponja de aço para TENTAR minimizar os riscos que ficaram). Foram praticamente umas 2 semanas de MUITO trabalho para salvar a panela. Trabalhava um pouco cada dia e deixava uma camada de produto agindo (apenas para efeito psicológico porque nenhum deles dissolveu a crosta queimada), tem que ter paciência mesmo.
  19. usei o bicarbonato de sodio e resultou, obrigado você salvou a minha vida
  20. Usei o molho de tomate e é sensacional, não precisei esfregar nem nada. Só fervendo e saiu tudo
  21. Adorei as dicas estou tentando lipar minha panela a quase um mês, e com o molho de tomate consegui limpar em 15 minutos obrigada peloa dica.
  22. Ferver de novo com água é uma opção…
  23. Michelle diz:
    Esqueci a agua do café e fui estudar. Assustei com a fumaça… Era o açúcar que estava queimando 😱 tenho 2h pra resolver isso ate minha mae chegar…se não… Ferrou tudo. To tentando o molho de tomate. Deus é mais e me ajude.
  24. Michelle diz:
    Vou tentar td ate conseguir. Minha vida depende disso rsrsrs
  25. Mari diz:
    O molho de tomate resolveu o meu. Estava com calda queimada na panela e saiu tudoooo !

Escreva a sua dica

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *