5 dicas para saber como limpar açúcar queimado do fundo da panela

Que atire a primeira pedra quem nunca queimou açúcar no fundo da panela!

Todos nós pelos menos uma vez na vida tivemos essa má sorte, seja fazendo cobertura de caramelo ou qualquer outro tipo de doce.
Enquanto estamos fazendo o doce é ótimo, enquanto comemos o doce é maravilhoso, mas quando resolvemos lavar a panela é uma tortura. Isso porque o açúcar gruda na panela de tal forma que não há santo que limpe. Ou melhor, há sim!

Ao invés de esfregar a panela infinitamente ou jogá-la fora, veja abaixo dicas para limpar açúcar queimado do fundo da panela de forma simples, rápida e económica.

 

açucar-queimado

 

Dicas de limpeza

  • Molho de tomate: Pode parecer mentira, mas o molho de tomate ajuda mesmo a retirar a sujeira do açúcar queimado da panela. É muito simples, primeiro encha a panela com água até que cubra completamente a parte queimada. Depois acrescente 2 colheres de molho de tomate e ferva a mistura. Em pouco tempo, o queimado soltará sem grandes esforços;
  • Vinagre Branco: O vinagre ajuda a cortar a gordura e amolecer o açúcar queimado, sendo assim é um ótimo agente limpador. Encha a panela com água cobrindo toda a mancha de açúcar. Acrescente uma colher de chá de vinagre branco para cada xícara de água. Coloque a panela no fogo baixo e ferva a solução por 3 minutos. Retire o açúcar já amolecido com uma colher de pau. Por ultimo, enxague a panela para remover os resíduos restantes.
  • Creme de tártaro: Para quem não conhece, creme de tártaro é um sal orgânico natural comummente usado como fermento químico para a fabricação de pães. Pode ser encontrado em diversos supermercados e/ou padarias.  Para utilizá-lo na limpeza de sua panela, coloque 2 colheres de sopa para cada um quarto de água. Ferva a solução por 10 minutos em fogo baixo. Logo após, lave e enxague a panela com sabão e água morna.
  • Bicarbonato de sódio: Encha a panela com água quente. Acrescente um fio de detergente de louças e duas colheres de bicarbonato de sódio. Espere abaixar a temperatura da água de quente para morna. Com uma esponja não abrasiva esfregue toda a mancha de açúcar queimado da panela até que saia toda a sujeira grudada. Para finalizar, enxague a panela com água limpa. O bicarbonato de sódio pode ser encontrado facilmente em qualquer drogaria.
  • Limpando sem utilizar o fogo: Caso você não queira ou não possa utilizar o fogão para sua limpeza não entre em pânico. Esse procedimento é um pouco mais demorado, mas também é um grande facilitador. Encha a panela com água da torneira e acrescente 2 colheres de bicarbonato de sódio. Deixe de molho por aproximadamente 2h. Logo após, retire o excesso da mancha com uma colher e lave normalmente com água e detergente.

Com essas dicas, limpar açúcar queimado do fundo da panela será o menor dos seus problemas. Só tome cuidado para não acabar se empolgando muito e comendo doces todos os dias, ok? Lembre-se que essas dicas também podem ser usadas para limpar panelas de arroz queimado, pipoca queimada, brigadeiro, entre outros.



27 Comentários

  1. Rafaele Reply
  2. Ângelo Sena Reply
  3. erica Reply
    • Remover Manchas Reply
  4. alexsandra Reply
  5. nadja Reply
  6. José Marcos Reply
  7. Bianca Reply
  8. Tayane Reply
  9. Fael Reply
  10. bianca Reply
  11. Daniel Reply
  12. Michelle Reply
  13. Michelle Reply
  14. Mari Reply

Deixe um Comentário