Como limpar algerozes

Algeroz (ou calha) é um tubo que tem por função recolher a água da chuva que acumula no telhado.  Ele é essencial em todas as casas, no entanto, sua manutenção deve ser feita com frequência. Com o tempo, o algeroz pode entupir com folhas, lixo, ninhos de aves, detritos, entre tantos.

Você deve estar sempre atento e realizando a limpeza pelo menos uma vez ao mês e principalmente dias antes das épocas chuvosas.

limpeza-de-algeroz

 

Algeroz de plástico

O algeroz de plástico pode ser limpo com o auxílio de uma colher de jardinagem ou uma ferramenta específica para limpeza de calhas. Utilize essas ferramentas para desentupir a calha e retirar o lixo acumulado. Tenha cautela para não acabar furando a calha, pois esse furo causará goteiras e diversos problemas posteriores como umidade das paredes.

A vantagem dos algerozes de plástico é que eles são feitos por junções de secções de encaixe, o que os tornam mais fáceis de reparar e/ou substituir. Para lavá-los é muito simples, primeiramente você precisa tirar toda a sujeira acumulada. Logo depois, você desencaixa as peças e lava com água e sabão. Por ultimo, seque as peças e verifique a existência de alguma rachadura e/ou buracos, caso encontre, utilize uma fita adesiva própria para vedar as trincas. Essas rachaduras causam goteiras, que podem desencadear uma função de problemas como umidade das paredes, por tanto, sempre que encontrá-las vede-as com a fita o mais rápido possível.

Depois de desentupido, limpo e vedado encaixe novamente as peças para que a água dos telhados possa escorrer normalmente.

 

Algeroz de ferro

É aconselhado que você procure um profissional para realizar a limpeza do algeroz de ferro fundido. Isso por que deve-se ter muita atenção e cautela para realizar esse trabalho. Esse tipo de calha enferruja muito fácil, além de ser propenso a acidentes com cortes. Por isso lembre-se: muita atenção e cautela!

Primeiramente utilize uma escada para alcançar o algeroz. Usando luvas de proteção retire todas as folhas, resíduos e sujeiras acumuladas na calha com o auxílio de uma pá de plástico e um balde. Logo depois utilize uma mangueira para lavar toda a extensão da calha. Aproveite para verificar se os tubos não estão entupidos. Esfregue os trilhos com uma escova de cerdas macias, sabão e água.

Não utilize muita força nem coloque peso sobre o algeroz pois você acabará quebrando o mesmo, ou se cortando com ele. Por fim, enxague com o jato de água até que não sobre nenhuma espuma ou resto de sabão por ele.

Essa manutenção pode ser feita no mínimo duas vezes ao ano, mas em locais com muitas árvores é recomendado que a limpeza seja feita com mais frequência. A higienização do algeroz é extremamente importante. Calhas entupidas podem causar danos irreversíveis ao seu telhado, parede e pintura.



Deixe um Comentário