Como limpar almofadas a seco

Muitos produtos de tecido levam na etiqueta a estampa “lavagem à seco”. Entre eles estão alguns tipos de almofada muito comuns.

Lavar um tecido à seco não significa privar o tecido de qualquer contato com líquidos, na verdade significa que devemos substituir a água por solventes. A lavagem comum com água absorve a água e acaba danificando, desbotando e até deformando certos tipos de tecidos. A lavagem à seco é feita com produtos alifáticos que passam pelos fios do tecido removendo a sujeira sem serem absorvidos e danificarem a almofada.

Primeiramente você precisa identificar o tipo de tecido foi feito a capa da sua almofada. O tipo de tecido varia muito o método que você precisa utilizar para limpá-la.

Veja abaixo como limpar almofadas a seco.

 

limpar-almofada

 

Dicas de limpeza

  • O Varsol é um tipo de solvente muito utilizado para a lavagem à seco de diversos tipos de tecidos, incluindo os mais delicados como a seda. Ele tem a função de eliminar até as manchas e pode ser encontrado facilmente em qualquer supermercado. Para aplicar o produto, você irá precisar de uma bacia tamanho médio. Nessa bacia coloque a capa da almofada e cubra totalmente o tecido com a substancia. Deixe de molho por aproximadamente uma hora. Depois utilize uma toalha para absorver o produto e deixe a capa secar em local arejado e com sombra por aproximadamente 3 dias, até que o odor do produto desprenda-se do tecido.
  • Panos de limpeza à seco são facilmente encontrados em supermercados e podem ser extremamente úteis para esse tipo de limpeza. Primeiramente teste o pano de limpeza em uma parte pequena da almofada, ou do lado de dentro da capa, e espere uma hora verificando sempre se houve alguma mudança ou danificação na tintura. Se não houver nenhum problema, utilize o pano no tecido esfregando toda a sua superfície e limpando parte por parte, até que o mesmo encontre-se totalmente limpo e livre de manchas.
  • Para finalizar e manter suas almofadas livres de poeira, micro-organismos e/ou ácaros, use o aspirador de pó e de líquidos para sugar toda a réstia de poeira, além de secar o tecido sugando todos os resíduos líquidos do produto utilizado.

Lave suas almofadas corretamente como indica a etiqueta, e assim, prolongue ainda mais a vida útil das mesmas. Não esqueça que para manter um ambiente agradável é preciso ter higiene, organização e atenção na hora de lavar. Almofadas feias e sujas transmite a impressão de um ambiente desagradável e bagunçado. Não deixe chegar a tal ponto.

As almofadas se tornaram uma peça decorativa não só importante, como extremamente necessária em um ambiente por exemplo como a sala. Não importa qual a cor da sua estampa, as almofadas sempre dão um ar de alegria e conforto para o seu ambiente, por tanto, conserve-as da forma correta.



Deixe um Comentário