Como limpar almofadas

Não é de hoje que as almofadas estão presentes nas casas.

Não apenas por conforto, as almofadas se transformaram em objetos decorativos que podem dar uma harmonia de cores e diversão para o seu sofá, cama, tapete ou aonde você quiser.

Mas para deixar o seu espaço agradável é necessário mais do que algumas belas almofadas estampadas. É preciso cuidar muito bem da limpeza e estética delas, para que não causem um efeito contrário e transformem sua sala ou seu quarto em um lugar desagradável e sujo.

Existem diversos tipos de almofadas, primeiramente verifique o tipo de tecido e/ou enchimento que ela foi fabricada. Isso é muito importante, pois cada tipo de almofada merece um tipo de limpeza para obter um bom resultado e não ser danificada. Apesar de ser longo o tempo de vida útil da almofada, todo cuidado é pouco, e assim você pode conservá-la ainda mais, além de manter o aspecto agradável de comprada na loja.

Veja a lista dos diferentes tipos, identifique a sua e saiba como limpar almofadas.

 

limpar-almofadas

 

Almofadas de couro

A capa de couro apesar de ser muito bonita e dar um toque especial para as almofadas, é um material extremamente sensível que necessita de muitos cuidados. Para lavá-lo indicamos que leve até uma lavanderia especializada para que façam uma limpeza a seco com os produtos adequados. Para conservar a almofada, utilize condicionador ou alguma pomada especial para hidratar o couro e não deixá-lo endurecido.
Não utilize detergente.

Almofadas de vinil

 

Para limpar esse tipo de capa não é preciso removê-la da almofada. Você pode simplesmente esfregar um pano úmido com água morna e detergente(se necessário) retirando toda a sujeira e manchas. Depois é só enxaguar com água retirando todos os resíduos do sabão e deixar secar ao ar livre.

Almofadas de tecido

As almofadas de tecido são as mais comuns. Seu único problema é que devemos ter o dobro de cuidado e higiene com esse tipo de material, pois eles atraem micro-organismos que podem fazer mal à saúde como os ácaros. Mas não se preocupe por que se você limpar essas almofadas da maneira certa você nunca terá problemas com isso.
Utilize um aspirador de pó para limpar as almofadas e aspirar a poeira e os micro-organismos. Em caso de mancha e o/ou outros tipos de sujeira verifique se a tinta da capa não descolore facilmente. Logo após retire a capa(se possível) e lave-a na máquina de lavar roupas. Se a almofada for com enchimento e a capa costurada, você vai ter que fazer a lavagem à mão. Use uma escovinha, sabão, água e mãos à obra!
Depois deixe-a secar ao ar livre. Não utilize secadoras.

Atenção: Não coloque as almofadas com enchimento na máquina de lavar, isso irá deformá-la. Como vê, limpar almofadas é uma tarefa simples, apenas tem de estar atento a alguns critérios.



Deixe um Comentário