Como limpar moedas de alpaca

A alpaca (ou prata alemã)  é uma liga metálica muito parecida com a prata esteticamente, que é usada na fabricação de vários objetos entre eles estão as talheres e algumas moedas.

É fácil diferenciar uma moeda nova de uma antiga, por mais que você limpe a moeda antiga provavelmente elas será mais escurecida e fosca do que a nova. Isso por que conforme o tempo as moedas são passadas de mão em mão e entram em contato com a umidade, que resulta na oxidação.   É a oxidação que escurece a alpaca e tira todo o seu brilho deixando a moeda com fortes características de antiga e suja.

Muitos colecionadores de moedas utilizam de certos métodos para manter a moeda com o aspecto de nova e conservada, por mais antiga que ela possa ser. Mas há também pessoas que gostam de limpar as moedas e deixá-las brilhantes e bonitas apenas pela estética. Afinal, é sempre belo de ver moedas limpinhas e brilhantes não é mesmo?

Existe diversas formas caseiras para higienizar essa espécie de moeda. Aprenda abaixo como limpar moedas de alpaca.

Pasta de dente:

Limpeza-Moedas-de-AlpacaA pasta de dente pode ser usada para polir a moeda e recuperar o seu brilho original. Aplique-a em pequena quantidade com uma flanela macia e limpa lustrando a moeda e esfregando continuamente. Depois retire todos os resíduos com água em abundancia e detergente neutro e seque com uma toalha macia que não solte fiapos.

Sal de frutas:

O sal de frutas é um método muito eficaz para recuperar o brilho e deixar a moeda novinha. Mas não é recomendado para colecionadores, pois, ele retira a platina que se acumulou ao longo do tempo, reduzindo demasiadamente o valor para colecionadores.

Acido Cítrico:

O ácido cítrico é uma das formas mais indicadas para a limpeza de moedas de alpaca. Isso por que o ácido cítrico reage com o ácido clorídrico (presente na moeda) que dá origem a um sal de cobre, deixando o metal com um aspecto de novo, protegendo contra ferrugens e recuperando a cor e brilho autêntico da moeda.

Podemos encontrar o ácido cítrico em diversos alimentos que normalmente possuímos em casa, veja abaixo uma lista deles:

Sumo de limão:

Deixe as moedas submersas no sumo puro do limão por alguns minutos. Depois retire e esfregue-as com o auxílio de uma escova de dentes. Logo após, lave as moedas com água e detergente retirando todos os resíduos de sujeira e sabão e seque com uma toalha limpa.

Vinagre:

O vinagre é outro exemplo de ácido cítrico que pode ser usado da mesma forma que o sumo de limão para limpar as moedas. Siga as mesmas etapas.

Para acondicionar e conservar:

Se você gostou da ideia de colecionar moedas de alpaca, você irá precisar aprender a conservar guardar essas moedas da forma correta para que ela não perca o valor. Essa etapa não é nada difícil, você precisará apenas guardá-las separadamente depois de limpas em envelopes padronizados.



3 Comentários

  1. Margarida Cardoso Reply
  2. Márcio Reply

Deixe um Comentário