Como limpar o ferro de passar roupas

Existem muitas formas de limpar o seu ferro de passar roupas.

Hoje em dia, receitas práticas e caseiras é o que não faltam, então depois de ler esse artigo, não vai existir desculpa para não fazer aquela limpezinha básica que faz a maior diferença.

Limpar o ferro de passar roupas, é importe não só por questão de higiene, mas também por cuidado com suas próprias peças de roupa. A sujeira acumulada no ferro passa para as roupas e pode danificá-las, principalmente as brancas que são mais sensíveis. Então se você quer manter suas roupas limpinhas, passadinhas, cheirosinhas e em perfeito estado, seguir essas dicas é muito importante.

Use corretamente:

O primeiro passo para manter seu ferro limpo e durável é usar da forma correta conforme as instruções de fábrica.

Cada tipo de tecido precisa de uma temperatura regulada para o bom funcionamento. Se você utilizar uma temperatura superior ao sugerido, algumas microfibras do tecido serão queimadas e esse resíduo irá grudar na base do ferro deixando o sujo e com aquela camada escurecida. Essa camada escurecida pode manchar suas roupas quando você for utilizá-lo novamente, então cuidado.
Outra dica é sempre esvaziar o reservatório de água do aparelho, isso porque o hábito de guardar o ferro com água pode danificar e enferrujar as suas partes internas.

Não utilize parafina ou esponja de aço:

Muitas pessoas costumam utilizar parafina ou esponjas de aço para realizar a limpeza do ferro de passar. Há muito tempo isso vem sendo passado como uma ótima dica, mas acredite, é mito.

A parafina deixa resíduos na base do ferro, e quando você voltar a utilizar o ferro, após a limpeza, o resultado será mais sujeira. Isso porque depois de quente, o ferro irá soltar esses resíduos e deixará manchas amareladas na sua roupa.
Já as esponjas de aço podem retirar a camada de esmalte da base do ferro e danificar o objeto, além de causar pequenos riscos (muitas vezes imperceptíveis ao olho) que podem atrapalhar a eficiência e a função do ferro, até mesmo enrugando as roupas ao invés de deixá-las lisas.

Como limpar:

A melhor maneira de limpar o seu ferro de passar roupas, sem dúvidas é usando a famosa mistura de limpeza caseira.

Misture meio copo de água com meio copo de vinagre branco e com uma esponja macia passe a mistura por toda a superfície e base do objeto.  Depois disso é necessário um pano macio para retirar todos os resíduos que ficaram na peça. O detergente também pode substituir o vinagre, mas caso isso aconteça, você precisará de mais paciência para retirar os resíduos.
Depois de limpar e secar o ferro, não utilize-o imediatamente na roupa. Primeiro, pegue um pano limpo e macio que possa ser sujado e passe a base do ferro quente, certificando-se que mesmo com a temperatura alta ele não solte nenhum resíduo ou deixe alguma mancha no tecido.



Deixe um Comentário