Como limpar os azulejos da sua WC

Raramente se ouve alguém ouvir: Eu gosto de limpar casas de banho! Pois, é uma tarefa que não agrada a muita gente, porém, é uma daquelas divisões que mais impecável deve de estar. Principalmente, porque até é lá que, em geral, cumprimos a nossa higiene pessoal. Logo, tem mais do que lógica precisar de ser limpa com a maior das eficácia.

Como limpar os azulejos da sua WC

Os azulejos da casa de banho tendem a ganhar terríveis camadas de calcário, devido ao contacto diário com a água e vapor de água. Portanto, concentro-mo nos neste material, visto que poderá representar um obstáculo significativo no que toca à limpeza desta divisão. Portanto, seguem-se algumas dicas a que pode recorrer.

Limpar as juntas entre os azulejos

Esta é uma zona bastante importante e parece ficar esquecida, na maior parte das vezes. A humidade própria desta divisão poderá enegrecer as juntas, portanto aqui vai um truque bem simples e eficaz: com um pincel embebido em lixívia, limpe as juntas até ficarem novamente brancas. Verá que, logo aí, a sua casa de banho parecerá maior e mais iluminada.

Depois disto terminado, poderá passar à limpeza do azulejo propriamente dito. Evite usar utensílios como esfregões de arame, tendo em conta que só irá riscar a superfície do azulejo. Caso entenda que a camada de calcário está demasiado espessa e precisa de remover algum do excesso, use uma escova de nylon. Estas escovas foram concebidas para limpar azulejos de piscinas e encaixam-se perfeitamente na mão. Não danificam a qualidade do material e poderá ser útil para as manchas e sujidades mais difíceis.

Produtos de limpeza para azulejos

Recorrendo a um produto de limpeza específico para azulejos, por exemplo da marca Cillit Bang (apresenta excelentes resultados relativamente às manchas de calcário), basta lavar com o produto e um pano suave humedecido em água – e esfregar! Tenha em conta as instruções do contra-rótulo, qual seja o produto ou marca que utilize. Certifique-se que enxagua com um pano seco e limpo no final da lavagem – é uma prevenção fantástica contra as manchas!

Limpeza caseira em azulejos

Caso queira recorrer a uma medida de limpeza caseira, pode sempre recorrer a produtos bem simples e que usa no dia a dia, como por exemplo, água, vinagre de cidra (ou sumo de limão, que sempre deixa um odor mais agradável) e sal. Estes produtos misturados por norma apresentam os mesmos resultados que um produto de marca, podendo, no entanto, não serem tão eficazes contra certas manchas de sujidade, gordura e calcário.

Para este caso, basta ferver a água com uma mão cheia (ou duas, dependendo da quantidade de água) de sal e no final misturar o vinagre ou o sumo de limão e lave, com um pano suave. Porém, se optar por utilizar vinagre, pode ser embeber uma esponja em sumo de limão e passar pela superfície depois da limpeza, para eliminar o cheiro do vinagre. Tem de igualmente enxaguar no final da lavagem, pela mesma razão.

Experimente e decida qual a opção que mais se adequa a si!

 



One Response

  1. Alimbay Ismael Reply

Deixe um Comentário