Como limpar talheres de alpaca

A alpaca é um tipo de metal muito parecido e confundido com a prata por causa da sua aparência externa. Mas é importante saber que a aparência é a única semelhança entre a prata e alpaca, na verdade são materiais completamente diferente e devem ser conservados e higienizados de formas específicas.

Os objetos que comummente são feitos de alpaca são as talheres. A higienização diária das talheres é extremamente importante mas como se trata de um metal, precisamos tomar alguns cuidados especiais se a intenção é conservar a beleza e o brilho do seus objetos por bastante tempo.

Seguem-se algumas dicas de como limpar talheres de alpaca.

Limpeza diária após uso:

Talheres são objetos domésticos usados diariamente como panelas e copos. Por tanto sua limpeza simples deve ser feita sempre após o uso. Essa higienização é extremamente importante principalmente por ser um objeto que entre em contato com os nossos alimentos e com a nossa boca.
A limpeza diária pode ser feita com água, detergente neutro e uma esponja macia. As formas de limpeza podem variar de acordo com o alimento que a talher entrou em contato. Se o alimento grudou na peça, você precisará deixá-la de molho por alguns minutos para facilitar a limpeza.
Depois seque o objeto com um pano macio que não solte fiapos.

Oxidação:

Com o tempo a alpaca como qualquer metal pode sofrer a oxidação. A oxidação é uma reação química comummente sofrida por todos os tipos de metal. Esse processo acaba escurecendo o objeto, ofuscando o seu brilho e causando manchas.
Abaixo você irá aprender a retirar essas manchas de oxidação de formas simples e caseiras.

Limpeza com bicarbonato de sódio:

Prepare uma mistura de bicarbonato de sódio, água e três colheres de sal com a consistência de uma pasta. Esfregue peça por peça com uma esponja úmida com essa solução focando nas manchas de oxidação e nos detalhes da peça.
Se o objeto estiver muito escurecido você pode preparar essa solução em maior quantidade e colocar em um recipiente de vidro encapado com papel alumínio. Deixe as peças mergulhadas na solução por algumas horas. Por fim lave as peças com água e retire todos os resíduos restantes.

Lustrando com pasta de dente:

Para remover algumas manchas de oxidação e recuperar o brilho original das suas peças, você pode lustrá-las com um pano macio ou uma flanelinha mágica mergulhada na pasta de dente. A pasta de dente por ser um abrasivo ligeiro, um surfactante (espécie de detergente) e um agente bacteriano acaba se tornando um ótimo produto de limpeza ecológico e por isso, é utilizado para higienização de diversos objetos além da alpaca.



2 Comentários

  1. Ive Oliveira Reply
    • Remover Manchas Reply

Deixe um Comentário