Como limpar um álbum de fotografias

Atualmente, é muito comum as pessoas registarem as lembranças em forma de fotografia. Antigamente, usavam cartas, diários, pintura, etc.

Mas hoje, com a invenção da máquina fotográfica registar momentos se tornou algo muito mais fácil e instantâneo.
O que você não sabe, é que o papel usado para a revelação das fotos é um material sensível que necessita de alguns cuidados especiais para a sua conservação.

Confira abaixo dicas importantíssimas que ensinam tudo sobre a higienização e conservação do seu álbum de fotos. Saiba como limpar um álbum de fotografias:

  • Mantenha suas fotos em um álbum de fotos de boa qualidade com a capa protetora de papel alcalino sem lignina, ou uma capa de polietileno e polipropileno de qualidade profissional. Outros tipos de capas podem causar danos ao seu conteúdo.
  • Não cometa o erro de colar suas fotos com fita adesiva.
  • Fotografias não podem ser expostas ao sol, umidade, insetos ou poeira. Principalmente a exposição à luz pode causar a deterioração das suas imagens. Caso pretenda mostrar as fotos muitas vezes em reuniões de família por exemplo, tire cópias e deixe uma guardada em local seguro, arejado, sem umidade ou risco de exposição solar.

Você provavelmente não sabe, mas as nossas mãos soltam um tipo de óleo natural que pode danificar as fotografias e negativos. E não adianta lavar as mãos, o ideal é utilizar umas luvas (de preferência luvas de algodão branco) limpas e sem fiapos para o manuseio da fotografia. Ainda assim com muita cautela, segurando de preferência pelas bordas.

Para realizar a limpeza das suas fotos, é preciso muito cuidado e atenção. O papel fotográfico é extremamente frágil, com o tempo pode ser que o mesmo fique com poeira, manchas, marcas de digitais, sujeira, etc. Você precisa fazer a limpeza assim que perceber, pois quanto mais você adiá-la  mais difícil e complicado será de realizar a mesma.
ATENÇÃO: Nunca utilize água, nem produtos abrasivos, nem qualquer outro produto líquido na sua fotografia. Acredite, eu já fiz esse erro e perdi todas as minhas imagens. Isso acontece porque a película envernizada da superfície da foto é extremamente sensível à líquidos.

Passo a passo para limpar as suas fotografias:

  • Comece escovando a fotografia uma por uma, com uma escova (cerdas extremamente macias) ou um pincel de preferência novo. Inicie pelo centro, sem pressionar, escovando levemente até as bordas.
  • Com uma flanela limpa remova impressões digitais e/ou marcas de gordura pressionando levemente o pano. Lembre-se: o pano deve estar limpo, de preferência ser novo, pois, qualquer micro-partícula de poeira pode causar riscos indesejáveis na sua foto.
  • Logo após guarde suas fotos em um álbum de polipropileno em vez de PVC. E deixe-o armazenado em um ambiente com pouca humidade e arejado. Lembre-se que o calor excessivo também pode danificar as suas fotos.

 

Agora que você já sabe todas as dicas para limpar um álbum de fotografias e as conservar de uma forma simples, tenha zelo, cuidado, atenção por elas. Lembre-se que elas são parte de seu passado, são reflexos de seus melhores momentos e devem ser protegidas.



2 Comentários

  1. Neuza Celere Reply

Deixe um Comentário