Saiba como limpar um CD adequadamente

Quando o assunto é ‘Como limpar um CD‘ todo mundo sempre fica com um pé atrás. Até por que o material do CD é bastante sensível e qualquer risquinho já estraga a mídia. Na internet sempre encontramos diversas dicas sobre como limpá-lo, mas tome cuidado pois nem tudo o que se vê na internet pode ser usado.

Abaixo você vai aprender tudo o que precisa saber para limpar um cd de forma adequada e ainda como eliminar riscos.

 

cd-limpeza

Para limpar a mídia

  • 1º Passo: Lave bem as mãos e certifique-se de que não haja nenhum resquício de poeira nos dedos. Espalhe detergente neutro com os dedos por toda a superfície gravada da mídia, com cuidado, de dentro para fora. Cuidado com as unhas!
  • 2º Passo: Ferva a água ou utilize água quente do chuveiro em uma temperatura bastante alta, no entanto suportável para a pele. Coloque a superfície de leitura do disco sob água corrente em uma posição de aproximadamente 45º. Caso tenha fervido a água, use uma jarra com bastante água. É importante que a água esteja bastante quente, pois assim a mesma tira todo o detergente e a sujeira do disco. Não se preocupe, a mídia não absorve a água. O máximo que irá acontecer serão pequenas gotas por cima da superfície.
  • 3º Passo: Para limpar as gotículas que ficam por cima da mídia você pode utilizar guardanapos de papel. Mas cuidado, utilize da maneira correta. Coloque sobre a mesa 3 guardanapos de papel abertos e empilhados. Coloque por cima deles a mídia e pressione levemente contra os guardanapos. O papel absorverá as gotículas e o disco secará facilmente. Caso tenha tempo, você pode deixar secar naturalmente. Mas tenha o cuidado de guardar em um local em que não haja perigo de cair ou de riscar.

Para eliminar os riscos

Antes de quebrar e jogar fora aquele CD velhinho que você ama, mas que fica pulando de música até te irritar. Acalme-se! A dica a seguir não é totalmente comprovada mas segundo os internautas, funciona na maior parte das vezes.

Para recuperar o disco primeiramente você irá precisar de pasta de dente. Isso mesmo! A pasta de dente promete funcionar por que os CDs de mídia são feitos de policarbonato (um tipo de plástico). Os riscos na área desviam a luz do lazer que lê os dados. A pasta de dente funciona como um abrasivo leve, polindo o CD e removendo os riscos que faziam a música pular. Mas lembre-se: a pasta de dente deve conter bicarbonato de sódio, caso contrário não irá funcionar.

  • 1º Passo: Com o dedo limpo ou com um algodão novo espalhe a pasta de dente de dentro para fora na superfície da mídia.
  • 2º Passo: Remova a pasta com água cuidadosamente.
  • 3º Passo: Enxugue levemente com um guardanapo de papel ou um pano muito macio

Não use: Gel para cabelo ou pasta de dente com partículas.

Você pode usar também o próprio bicarbonato de sódio ao invés da pasta, misturando 1 colher de chá de bicarbonato com 1 colher de água e fazendo o mesmo procedimento.



Deixe um Comentário