Como limpar uma alcatifa

Alcatifa (ou tapete) é um tipo de tecido encorpado e normalmente bordado usado para revestir pisos e/ou paredes. Além de proteger, a alcatifa também pode ser usada para decorar e dar um pouco mais de cor para a sua casa.

Com o tempo é normal a alcatifa ficar suja, empoeirada, manchada ou com maus odores. Por isso é importante estar atenta as condições da sua alcatifa e realizar a higienização sempre que necessário.

Veja abaixo dicas para limpar  uma alcatifa e mantê-la conservada por muitos anos.

Para limpar com bicarbonato de sódio:

Você vai precisar de uma peneira, um aspirador de pó, uma esponja, um pouco de bicarbonato de sódio aromatizado, vinagre especial multiuso aromatizado, escova de cerdas macias e um borrifador. Coloque o vinagre multiuso no borrifador e borrife-o nas partes do tapete sem encharcá-lo e sem deixar nenhuma parte faltando.

Logo após escove a alcatifa com uma escova ou esponja com uma atenção especial para as manchas e/ou sujeiras mais difíceis.
Deixe secar bem, e logo após peneire o bicarbonato por toda a alcatifa, polvilhando-o por toda  a sua extensão. Espere 30 minutos ou mais para o bicarbonato agir. Por ultimo, aspire a superfície da alcatifa.

Repita esse processo pelo menos uma vez ao mês, e mantenha sua alcatifa sempre brilhante, limpa, sem odores ou ácaros.

Para limpar com Vanish:

Existe um produto da marca Vanish que é especial para alcatifas. Se chama ‘Vanish Karpex’ e promete limpar toda a sujeira do carpete, além de sua extensão e profundidade. Retirando até as manchas mais difíceis.

Para aplicá-lo é necessário ter um aspirador de pó, uma escova com cerdas macias, Vanish Karpex e água.
Para aplicar o produto é preciso passar o aspirador antes para remover o máximo de poeira. A mistura do produto deve ser feita com água, 3 tampas de produto para meio litro de água. Você deverá aplicar essa mistura em uma pequena área de cada vez e retirar a sujeira com o auxílio de uma escova de cerdas macias, sempre na direção das fibras. Por fim deixe secar por no mínimo duas horas e passe o aspirador de pó novamente para retirar todos os resíduos e cristais de espuma impregnados.

O Vanish Karpex é bom por que alem de limpar, ele tira manchas, amacia e perfuma a sua alcatifa.

Para limpar com uma empresa especializada:

Existem empresas de limpezas domésticas especializadas que fazem a higienização de sua alcatifa. Elas não são muito caras, fazem um serviço muito profissional, levam máquinas para lavar e enxugar a alcatifa e conseguem um resultado ótimo. Vale a pena procurar mais informações sobre uma empresa de sua cidade.

Como você pode ver, limpar uma alcatifa não é tarefa nada fácil. Necessita de muito esforço e tempo, se você não tem muito tempo é recomendado que pague por uma empresa especializada, para não acabar realizando um serviço ruim pela falta de tempo. Assim, você pode manter seu ambiente limpo, cheiroso e confortável para qualquer pessoa que visitar.



Deixe um Comentário