Como Limpar Yorkshire

Todo mundo tem um ataque de doçura ao ver um Yorkshire. Esta raça se tornou uma das mais queridinhas das famílias que querem ter seu animalzinho de estimação. Além de serem extremamente dóceis, eles são pequenos e ótimas companhias para crianças, pois estão sempre dispostos para brincadeiras e carinho.

Apesar de serem lindos, é preciso tomar alguns cuidados com a aparência do seu cão, não apenas para a saúde e beleza dele, mas também para a higiene da sua casa e da família como um todo. Mais abaixo veja algumas dicas importantes de como limpar Yorkshire.

limpar yorkshire

Escolha o dia certo para o banho

Talvez por serem muito delicados, os cães da raça yorkshire sentem muito frio, então saiba escolher o dia para o banho. Evite dias onde o tempo não está favorável para sol e que corra o risco do seu animal ficar muito tempo com os pelos molhados.

Mesmo usando um secador para acelerar esse processo, as raízes ainda permanecem umedecidas e isso pode gerar algum tipo de problema como fungo, já que eles são bem peludinhos. Isso também faz com que ele passe mais tempo sentindo frio e um certo incomodo.

Escove Diariamente

Você não precisa fazer aquela escovação caprichada todos os dias, mas tire alguns minutos para tirar todos os nós e embaraços que surgem no pelo do seu cachorro. Sempre que quiser também pode cortar levemente aqueles pelinhos que ficam caídos sobre os olhos do seu animal e também nas orelhas. Como eles podem ser inquietos, realize essa ação com muita atenção e cuidado.

Limpe as partes íntimas do seu cãozinho

Como já foi dito mais acima, essa raça possui uma camada maior de pelo, que aliás é o que dá aquela beleza agradável à raça. Tanto yorkshires machos como as fêmeas ao fazer xixi podem ficar com uma camada da urina acumulada sobre os pelos e isso gera uma manchinha amarelada na região íntima do animal.

Pelo menos duas vezes por semana passe um paninho umedecido com água apenas sobre essa parte e limpe bem. Além de evitar o acúmulo de xixi nos pelos, faz também com que seu animal não fique com manchinhas na pele e mau cheiro.

Limpando olhos e orelhas

Limpar os olhos e as orelhas do seu yorkshire é um processo que requer atenção e muito cuidado. Para retirar a mucosa que se acumula no canto dos olhos, basta passar um paninho com água morna. Se não for muito, um cotonete resolve, mas cuidado para não machucar o animal. Para limpar as orelhas use o mesmo método, mas se tiver muita resistência, leve ao veterinário com um intervalo de pelo menos 15 dias para realizar a limpeza.

Escove os Dentes Periodicamente

Você também precisa escovar os dentes do seu cãozinho. Isso pode ser feito com uma escova e uma pasta própria para animais desse tipo. Não use jamais escovas e cremes dentais de humanos porque pode prejudicar a saúde do seu animal de estimação. A escovação dos dentes evita tártaros e cáries, além do hálito desagradável. Ela deve ser feita uma vez por semana.

Siga estas dicas para limpar Yorkshire.



One Response

Deixe um Comentário