Como Limpar Zinabre

Se você tem carro, com certeza já deve ter observado que com o uso uma substância verde se acumula junto aos cabos da sua bateria. Também se forma em pilhas, óculos e diversos outros metais.

Limpar Zinabre é bem simples, mas como se trata de peças bem delicadas, você precisa de alguns cuidados. Mais abaixo existe um passo a passo cheio de dicas para você retirar essa substância da bateria de seu carro sem danificá-la.

Confira as dicas para saber como limpar zinabre.

 

como-tirar-zinabre-da-bateria

 

Evite Produtos Milagrosos

O zinabre se forma a partir do derramamento normal do ácido sulfúrico da sua bateria. Claro que existem problemas que também causam esta ação, mas se a formação da crosta verde não for exagerada, você pode limpá-la periodicamente sem preocupação. Sendo assim, evite o uso de produtos milagrosos que prometem retirar o zinabre ou evitar que isso aconteça para sempre.

Geralmente a vaselina e a graxa são indicadas para amolecer o composto e retirá-lo de sua bateria. Além de fazer uma bagunça maior, tais produtos não eliminam o zinabre. Quer tirá-lo rapidamente de fato? Use água quente. Cuidado apenas para não derramá-la em partes elétricas e fios delicados e danificá-los.

Veja como é simples limpar o zinabre.

Preparando a Limpeza

O sistema do seu automóvel é movido à combustível e eletricidade, portanto é sempre bom tomar alguns cuidados para evitar problemas. Veja os principais passos:

  • Primeiramente desconecte todos os cabos da bateria deixando-a totalmente isolada.
  • Com um pano úmido limpe toda a bateria tirando a sujeira superficial do corpo. Isso evita que algum componente gere uma reação desconhecida e pequenos acidentes.
  • Com a água bem quente, jogue-a devagar sobre os terminais encrostados de zinabre e espere o líquido agir. Você perceberá em pouco tempo que o composto vai amolecer e poderá ser facilmente retirado. Derrame a água aos poucos para que ela atue sobre a bateria.
  • Logo que perceber que poderá retirar o zinabre, passe uma escovinha de cerdas de aço, uma esponja neste mesmo material ou uma espátula. Limpando levemente sempre para não danificar a peça.
  • Quando tirar a camada superior de zinabre da bateria, limpe também a parte interna dos cabos para deixar a peça funcionando bem novamente.
  • Com um pano seco, passe por toda a bateria para retirar qualquer vestígio da água que você derramou e também do zinabre derretido. Deixando a bateria seca, evitam-se acidentes com curtos após os cabos serem ligados.
  • Para selar a limpeza e deixar a bateria já pronta para utilizá-la novamente, passe um pouco de vaselina pela saída dos cabos e conecte-os novamente.

Viu como é super simples? Observando sempre o funcionamento do seu carro, poderá fazer a limpeza sempre que acontecer o vazamento.

Cuide do problema

Como foi dito um pouco mais acima, o excesso de zinabre formado nos conectores da sua bateria não é benéfico para o funcionamento do seu automóvel. Esta sujeira compromete totalmente o funcionamento da peça porque não passa corrente elétrica suficiente, causando diversos outros casos. Tudo no seu carro funciona em conjunto e se você não cuidar do zinabre, vai gerar problema em diversas outras peças. Por isso, sempre tenha atenção e mantenha a sua bateria limpa.



Deixe um Comentário