Como remover manchas de cajú

A maior parte das pessoas já sabe que o melhor truque e o maior passo na remoção de manchas nas roupas é não permitir que passe muito tempo depois do acidente acontecer, mas antes agir tão de imediato quanto possível. É verdade que há manchas de mais difícil remoção que outras, como é o caso das manchas de frutas. Assim, saber como remover manchas de cajú, por exemplo, poderá salvar mesmo a sua peça de roupa.

Tirar manchas de cajú recentes

Em regra, as manchas serão mais facilmente removidas se a peça afetada for lavada antes que a mancha seque. Para isso, use sabão em pó, que será ótimo não apenas para tirar manchas de cajú, mas também de molho de tomate, chocolates e café.
Apenas terá de colocar uma boa dose e quantidade de sabão ou detergente em pó seco sobre a própria mancha, acrescentando água até que se forme uma pasta, mas com o tecido seco. Só terá de deixar atuar e depois esfregar bem o local e lavar a peça normalmente.

Por outro lado, e nesta linha de experiência, também poderá aquecer um pouco de água e colocar um pouco do sabão ou detergente em pó e misturar até que se torne num creme e, depois, aplicar na mancha e deixar repousar. Nem valerá a pena esfregar, mas apenas lavar a peça como normalmente. No caso de ser fã do Vanish, lembre-se de que se estiver a remover manchas de cajú de peças de roupa colorida, deverá usar o que vem numa embalagem cor-de-rosa.

De qualquer forma, para as manchas de frutas em geral, há que colocar sal diretamente sobre as manchas, isto se elas forem recentes. Em seguida, e num copo de água a ferver, dissolva uma colher de sopa de álcool ou amoníaco. Lembre-se de manter o tecido sempre bem esticado e ir despejando esta mistura sobre a mancha.

manchas-caju

Tirar manchas de cajú secas

Ao invés, se tiver de tirar manchas de cajú ou de outras frutas, mas sendo que as manchas já estao secas, deverá humedecer a parte afetada com vinagre branco e deixar agir por alguns minutos. Em seguida, poderá lavar a peça de roupa normalmente, enxaguando em água abundante. Poderá sempre passar uma pasta de perborato de sódio e água antes de tentar com água oxigenada.

A verdade é que existem frutas que deixam manchas mais difíceis de serem removidas que outras, e o cajú é um dos exemplos. Um dos métodos caseiros mais usados é aplicar, sobre a mancha, uma mistura de água e bicarbonato de sódio e deixar a roupa estendida ao sol, mas com o cuidado de manter o bicarbonato sempre húmido.

Já estamos fartos de saber que as manchas recentes são as que nos dão mais possibilidades de sucesso na sua remoção, e remover manchas de cajú não será exceção. Assim, se tiver de remover uma mancha recente, há quem já tenha tido sucesso com passagem de querosene.

Saber como remover manchas de cajú é tão importante como saber remover manchas de outras peças de fruta. Não vale a pena desesperar, mas sim experimentar e não desistir.



Deixe um Comentário