Como remover manchas de café

Se você é daqueles que bebem café, é inevitável que mais cedo ou mais tarde vá entornar café na sua camisa preferida ou na sua toalha de mesa.

As manchas de café são muitas vezes teimosas para remover e ao secar podem-se fixar  ao tecido o que poderá tornar a mancha quase impossível de remover.

Siga estes simples passos enquanto a nódoa ainda estiver fresca que vão ajudá-lo a removê-la antes da mancha se fixar.

Material necessário para remover a mancha de café:

  • Toalhas de Papel Brancas e Absorventes
  • Detergente de Lavandaria em Pó
  • Vinagre Branco Destilado
  • Água Fria
  • Copo ou Prato Pequeno
  • Escova de Dentes ou Escova de Roupa
  • Detergente de Sanita Colorido

Como remover a mancha de café:

 

  1. Usando as toalhas de papel, raspe na mancha apagando-a com um movimento firme de elevação até não sair mais manchas na toalha de papel. Não esfregue a mancha porque pode espalhá-la ainda mais.
  2. Passe por água o lado de trás da mancha com água fria (não lavar a parte da frente porque pode espalhar ainda mais a mancha).
  3. No copo ou no prato pequeno, misture o detergente de lavar roupa em pó, com água fria e o vinagre branco destilado para formar uma pasta. A pasta deve ter a mesma consistência de pasta de dentes.
  4. Espalhe a mistura em ambos os lados da mancha nunca esquecendo de fazer um teste numa área pequena e imperceptível para ter a certeza que o produto não danifique a cor ou fibras do tecido. E deixe estar por aproximadamente 5 ou 6 minutos.
  5. Com a escova de dentes ou própria de roupa, esfregue a mancha com movimentos circulares em ambos os lados da mancha.
  6. Lavar a área com água fria tanto à frente como atrás.
  7. Ponha uma pequena quantidade de detergente de lavar roupa diretamente sobre a área da mancha e esfregue com o polegar e o indicador.
  8. Lave o tecido como de costume, assim como a etiqueta do tecido indicar, utilizando o detergente sanitário com cor.
  9. Se a mancha estiver branca, pode usar lixívia em vez do detergente sanitário com cor.

  Dicas e conselhos adicionais:

 

  • Trate sempre das nódoas  de café o mais cedo possível, pois ao deixar a mancha secar será bastante mais difícil removê-la.
  • Opte sempre por toalhas de papel brancas já que as toalhas coloridas ou com desenhos no papel podem “drenar” em seu tecido piorando ainda mais a situação.
  • Se o seu tecido for de um material delicado tais como lã ou seda, considere levar o tecido a um profissional de limpeza para evitar possíveis descolorações ou danos no mesmo.
  • Siga sempre todos os rótulos, avisos e indicações presentes na etiqueta da sua roupa ou tecido antes de seguir qualquer uma destas sugestões de como remover a mancha. Se na etiqueta do tecido algo contradizer o nosso modo de remoção da mancha opte sempre por seguir o rótulo da etiqueta.
  • Se você está numa localidade onde será impossível o imediato tratamento da mancha tente dar pancadinhas na mancha com um pouco de bicarbonato de sódio em pó com um guardanapo ou pano molhado. Esta pode não remover a mancha completamente, mas normalmente impede a nódoa de se espalhar até você de ir a uma lavandaria facilmente.
  • Mias uma vez, se estiver num local em que o tratamento imediato da remoção da mancha não for possível ,poderá usar outra técnica ao enxugue a mancha com vinagre branco destilado o que ajudará a fazer com que a mancha não seque.
  • A maioria dos supermercados e mercearias contém uma inteira variedade de produtos de remoção de manchas como “Vanish”, “Semorin”, “Vantage” e outros. Estes produtos podem ser úteis no tratamento da remoção das manchas do café, mas tenha a certeza de ver as indicações e ver se não há advertências com o tipo de tecido que você têm em mente.


5 Comentários

  1. glorinez almeida Reply
    • admin Reply

Deixe um Comentário