Como remover manchas de fita adesiva

A fita adesiva, e todo o material que nos permite colar ou afixar coisas com facilidade nas superfícies, é inegavelmente útil e prático. Costumamos ter sempre algo do género bastante à mão e temos tendência a dar-lhe bastante uso – às vezes até para repararmos coisas! O problema, porém, instala-se quando precisamos de descolar essas mesmas coisas e as nossas superfícies acabam manchadas.

Como remover manchas de fita adesiva

Regra geral, essas manchas tendem a ser deveras chatas, uma vez que os resíduos de cola insistem em permanecer e a espalharem-se por toda a superfície caso as esfreguemos de forma irresponsável, a agarrarem-se a todo o género de fibras. Isto, claro, é o que acontece quando as tentamos remover com a ajuda do método errado.

remover manchas fita adesiva

Remover manchas de fita adesiva de Azulejo

Para podermos ajudar mais em concreto, digamos que a superfície em questão é de azulejo – um bem bonitinho, pelo qual tenhamos um grande carinho. Ficou realmente feio depois de tirarmos a fita adesiva, com aquela textura horrível e pegajosa que todos conhecem. Aqui seguem então umas dicas, de forma a ser possível uma remoção mais fácil. Serão precisos os seguintes artigos:

  • água;
  • detergente neutro, vinagre de cidra ou limão (apenas um destes três, evite misturar os produtos);
  • uma escova macia, um pano de flanela ou uma esponja (em casos extremos, a esponja pode não ser forte o suficiente).

Como remover manchas de resíduos de cola

Quando nos deparamos com resíduos de cola, opte sempre por água bem quente, de forma a ajudar a dissolver os vestígios de fita adesiva. Antes de qualquer aplicação de um produto adicional como o detergente, humedeça primeiro o azulejo com um pano na zona da mancha. Só depois de ter enfraquecido a mancha, poderá aplicar o detergente neutro, ou qualquer uma das outras duas opções supracitadas (evite usar sabão, pois pode manchar a superfície). Esfregue com movimentos circulares, com a força que considerar necessária (quanto mais quente estiver a água, menos força terá de aplicar), sobre a mancha, até que esta desapareça por completo.

Assim que a mancha desapareça, enxague com um pano limpo; neste género de superfície é sempre melhor enxaguar depois da limpeza, de modo a evitar qualquer tipo de manchas indesejáveis.

remover manchas de cola

Como remover manchas de fita adesiva do aço inoxidável

Se o material com que está a lidar é, em alternativa, aço inoxidável, o problema também não se complica. Retire tudo o que conseguir com os dedos. Os resíduos que permanecem agarrados à superfície poderão ser retirados com água quente e detergente, à semelhança do exemplo anterior. Porém, também poderá optar neste caso por acetona ou álcool etílico embebido em algodão.

Não se impeça ou sinta acanhada por usar fita adesiva para colar tudo em todo o lado, caso preciso ou queira. Como pôde ser verificado, estas manchas não são adversárias tão poderosas como aparentam à primeira vista. São na verdade muito fáceis, apenas um pouco desafiadoras. Sinta-se confortável e segura sabendo que tudo tem uma solução ao seu alcance.


Escreva a sua dica

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>