Como remover manchas de lixívia

No mercado existem diversos tipos de produtos que contém lixívia ou também é possível encontrar diversos tipos de lixívia e esse produto que serve para clarear e remover manchas através de um tipo de oxidação sendo muito usado para tirar manchas de roupas brancas. O que pode ocorrer com o uso da lixívia é que ela pode acabar manchando algum tecido e pode até acabar com alguma roupa por causa de suas manchas.

Cuidado com as manchas de lixívia na roupa

A melhor forma de parar de manchar suas roupas de lixívia é parar de usá-la e se não quiser parar de usar poderá optar em comprar lixívias naturais que utiliza o poder do oxigênio que é tão bom quanto a lixívia comum, mas dispensando o uso do cloro. O poder de branqueamento de alvejantes de oxigênio é bastante poderoso e branqueia quando solta oxigênio oxidando ou corroendo as manchas no tecido deixando um resultado tão bom quanto o da lixívia comum, porém os componentes são mais fracos prevenindo o aparecimento de possíveis manchas.

Como remover manchas de lixívia

Na verdade as manchas de lixívia não podem ser removidas, pois quando o produto cai sobre o tecido ele retira totalmente a cor da área afetada, então não é possível remover a mancha mais sim fazer uma espécie de restauração da cor que foi perdida. Existem algumas formas de anular a ação da lixívia sobre o tecido e o uso da amônia é muito eficiente, neste caso o procedimento deve ser feito o mais rápido possível para que anulação da reação da lixívia seja bem sucedida.

remover manchas lixia

Remover manchas de Lixívia com amônia

Para remover a mancha usando amônia precisará lavar a peça afetada o mais rápido possível para que remova todo o produto clareador, em seguida coloque o tecido afetado esticado sobre uma superfície forrada com algum outro tecido mais velho e grosso para que possa despejar uma pequena quantidade de amônia sobre a mancha. A amônia vai anular completamente o efeito clareador que a lixívia tem e também conseguirá retirar a mancha, se perceber que a mancha vai ficar no tecido mesmo com a amônia aplicada é só molhar um pedaço de pano na amônia e esfregar a mancha das bordas para dentro deixando a roupa adequada para uso. Mas nunca aplique a amônia por cima da lixívia, pois poderá ser prejudicial a saúde e faça esse procedimento em um local aberto que tenha boa circulação de ar.

Lixívia baqueia mas também poderá causar danos na roupa

A lixívia pode clarear muito bem as roupas brancas, mas o seu uso exagerado pode enfraquecer o tecido ou poderá deixar manchas amareladas por toda a roupa e não adianta em nada tentar remover a mancha amarelada usando ainda mais lixívia. Uma das formas de deixar a peça livre dessas manchas é usar o peróxido de oxigênio no lugar do alvejante com lixívia ou usar alvejantes sem cloro em grande quantidade com água quente e estenda a roupa para que seque naturalmente exposto ao sol.

Para quem gosta de usar a lixívia ao limpar azulejos ou revestimentos também poderá enfrentar alguns problemas de manchas com o uso do produto. Para que não ocorra o imprevisto sempre dilua uma pequena quantidade de lixívia com bastante água, pois desse jeito não terá o risco disso acontecer.



Deixe um Comentário