Como remover manchas de super cola

A super cola pode ser bastante prática, mas tudo muda quando esta for para uma das suas roupas, à sua toalha de mesa ou em qualquer outro tecido…
se este problema não for resolvido corretamente poderá vir a dar-nos uma grande dor de cabeça.

Várias das colas deste tipo, secam instantaneamente. Como consequência mesmo se você agir rápido a cola provavelmente já terá secado antes mesmo ter oportunidade de removê-la. Se o seu tecido estiver com super cola, experimente estas dicas de remoção.

O que você precisará para tirar manchas de super cola:

  • Toalha de papel dobrada em quadrado ou cotonetes.
  • Removedor de verniz à base de acetona.
  • Escova de dentes.
  • Lixa.
  • Detergente de roupa líquido.
  • Máquina de lavar roupa.
  • Fluido de isqueiro (opcional)

Passos para remover a cola:

  1. A cola deverá ter secado antes de começar com a remoção.
  2. Banhe a toalha ou os cotonetes com o removedor de verniz à base de acetona (certifique-se que o removedor é à base de acetona ou não irá fazer algum efeito).
  3. Faça primeiro um teste no tecido numa área pequena e pouco visível para ter a certeza que o removedor não irá danificar as fibras da roupa ou a sua cor.
  4. Umedeça a toalha ou os cotonetes com o removedor de verniz e passe pela área afetada e deixe acentar por cerca de um minuto ou dois.
  5. Esfregue o local com uma escova de dentes com rapidez até que alguns pedaços de cola vão saindo em camadas.
  6. Dependendo da quantidade de cola que restar na peça, pode ter de se repetir os passos 5, 6 ou algumas vezes porque a cola vai saindo em camadas.
  7. Se a cola tiver passado também para o outro lado do tecido, repita os processos do 4 e 5 algumas vezes em ambos os lados.
  8. Depois de repetir o processo várias vezes, se a mancha permanecer, esfregue suavemente o local com a lixa. Tenha cuidado para não esfregar com muita força porque você poderá danificar ou até rasgar o tecido.
  9. Ponha algumas gotas de detergente de roupa no local onde a cola estava e esfregue contra o tecido usando o polegar e o indicador.
  10. Lave o tecido ou roupa na máquina de lavar roupa de acordo com as instruções do rótulo.
  11. Quando a máquina terminar de lavar, cheque o tecido cuidadosamente para o acaso de haver algum resto da cola. Se a mancha persistir, não coloque o tecido no secador, pois o calor do secador irá  firmar a mancha ao tecido e tornará a mancha quase impossível de remover.
  12. Se a mancha continuar, ponha um pouco de fluido de isqueiro no local da mancha e esfregue com a escova de dentes, em seguida lave como usual. Não se esqueça de  fazer primeiro um teste no tecido numa área pequena e pouco visível para ter a certeza que o removedor não irá danificar as fibras da roupa ou a sua cor. E tenha cuidado ao usar o fluido de isqueiro, porque este é altamente inflamável e pode ser venenoso. Não faça isto ao pé de qualquer fonte de calor, chamas ou qualquer outro material que esteja propesno a eletricidade estática.

Dicas e conselhos adicionais:

  • Ao contrário da maioria das formas de remoção de manchas, o processo de remoção da mancha da cola deverá começar após a mesma já ter secado. Pois se usarmos o material (as toalhas ou os cotonetes) enquanto a cola ainda está a secar estes vão se fixar à mancha e tornarão a situação ainda pior.
  • NUNCA tente usar qualquer um dos métodos de limpeza acima na roupa ou tecido que é apenas para ser lavado a seco, uma vez que estes devem ser limpos apenas por um profissional de limpeza a seco.
  • Se o tecido que foi afetado é de um material delicado (como lã ou seda) você deve procurar por aconselhamento de um professional antes de tentar fazer a remoção da mancha.
  • Muitas lojas ou drogarias vendem solventes de super cola, que pode ser usado para remover a mancha. No entanto, não se esqueça que estes solventes costumam ser bastante fortes, e podem não ser muito adequados para a remoção desta mancha em certos materiais. Veja no rótulo do solvente as precauções e, SEMPRE teste numa área pequena e de pouco visibilidade do tecido antes de tratar de remover a mancha.
  • Se todas essas dicas de limpeza falharem,procure o fabricante da cola que você está usando pois, pode ter um site ou um número de telefone para assistência adicional e conselhos.Verifique o pacote de informação.
  • A melhor maneira de tratar uma mancha de super cola é evitar que isto aconteça. Antes de usar qualquer produto com super cola leia e siga todas as etiquetas e instruções e sempre certifique-se de proteger a sua área de trabalho e usar roupas velhas ou um avental de trabalho.

Se tiver mais alugma dica ou sugestão para remover manchas de super cola, por favo deixe a sua dica nos comentários deste tutorial.



2 Comentários

  1. Celia Reply
    • Remover Manchas Reply

Deixe um Comentário