Como tirar mancha de caruncho

Há certos tipos de bichos que quando aparecem não vêm só para chatear. O caruncho é um deles. Geralmente, afecta a madeira, mas há também a possibilidade de estragarem as suas roupas. Por vezes deixam furos, tal como o bicho da traça, ou então simplesmente deixa uma mancha ou pintas pretas. Mas há uma série de métodos de limpeza contra estas manchas que lhe permitem voltar a ter os seus tecidos de volta. Vamos conhecer alguns deles.

Como tirar mancha de caruncho

O primeiro processo que apresento envolve uma colher de água oxigenada, um pouco de bitratarato de potássio e pasta de dentes branca. Misture tudo e passe e esfregue a nódoa com a solução.

Se não resultar, molhe os tecidos em duas chávenas de perborato de sódio, diluído em dois litros de água ou então faça uma mistura de limão e sal fino e esfregue a mancha. Seque a roupa no final.

Sempre que for preciso, repita estes processos até que a mancha saia.

mancha de caruncho

Os métodos que apresento não são válidos para a madeira. Esta deve ser tratada com um produto especial que pode adquirir no mercado.

Álcool para tirar manchas de caruncho

Outro método é usar álcool. Use 200ml de álcool. Esfregue a nódoa. Pode aplicar em qualquer tipo de roupa.

Leite para tirar manchas de caruncho

Se ainda assim preferir usar outro método para as roupas de cor, coloque a parte manchada em leite a ferver. Aguarde até a mancha desaparecer. De seguida, lave a zona com água e vinagre branco. Use o leite para aplicar noutras situações como o caso de roupa delicada. Assim que terminar, lave com sabão natural. Se for o caso de estar a lidar com seda, no final, lave apenas com água fria. Também pode mergulhar o seu tecido em leite e deixá-o exposto ao sol, para que a mancha seja eliminada.

Ebook Grátis Guia Rápido Remover Nódoas e Manchas

Detergente para tirar manchas de caruncho

Coloque duas colheres de detergente em água e duas colheres de água sanitária. Mergulhe a peça de roupa e deixe repousar durante algumas horas e de seguida, esfregue a zona manchada. Quando a mancha desaparecer totalmente, lave o tecido normalmente à mão ou na máquina.

Use sumo de limão para tirar manchas de caruncho

Nas roupas de cor ou roupas escuras pode usar sumo de limão. Misture o sumo com sal e vinagre branco e aplique na nódoa. De seguida, coloque a roupa ao sol até que a mancha desapareça.

Use lixívia para tirar manchas de caruncho

O último método que apresento consiste no uso de lixívia. Tenha em atenção à cor da roupa. Coloque um pouco de lixívia na zona afectada e esfregue durante alguns minutos. Depois, passe o tecido por água limpa antes de colocar a secar. Caso a mancha não tenha saído totalmente, coloque o tecido em água a ferver com detergente em pó. Deixe o tecido na água quente até que a mancha desapareça.

Prevenir manchas de caruncho

Há productos químicos que podem evitar que o caruncho se aproxime da sua roupa e tecidos e até da madeira de sua casa. Caso o caruncho faça furos no tecido, não há forma de voltar atrás, mas para as manchas há solução.


5 Comentário para “Como tirar mancha de caruncho”

  1. á experi8mentei e não resultou mas vou tentar de outra forma
  2. Fatima Moreira diz:
    tenho as minhas almofadas assim como as coberturas dos sofás cheias de caruncho,(manchas escuras)
    qual será o processo mais eficaz para limpar estes tecidos?
    boa noite e obrigados
  3. Rosa Linhares Pinheiro diz:
    Dicas maravilhosas e necessárias.
    Obrigada!

Escreva a sua dica

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>