Como tirar mancha de tinta guache


Uma das mancha mais usuais que ocorre durante os trabalhos manuais do seu filho na escola é a mancha de tinta de guache. A boa notícia é que é uma tinta lavável e não é necessário muito para que a mancha desapareça.

Quando se fala em tintas, pensa-se nas calças dos pintores, totalmente manchas por tintas de parede. Nesses casos, as tintas são muito mais difíceis de extrair  pois trata-se de tintas muito mais resistentes do que o guache. Então, o que se pode fazer para eliminar este tipo de tintas?

O procedimento é muito simples:

A tinta de guache sai com água. Basta que lave umas quantas vezes para que a mancha desapareça. Claro, isto aplica-se se a tinta ainda estiver fresca.

Remover Manchas de tinta Retardadas

Se a mancha já for retardada, então deve colocar ao tecido do avesso e raspe. A seguir passe por água e esfregue. Se tiver diluente, aplique, pois ele irá retirar toda a tinta que resta. O álcool nestes casos não actua. O que pode utilizar é acetona, usada para retirar o verniz das unhas. Assim que a mancha tiver saído, lave normalmente o tecido.

 remover tinta guache

Pode ainda aplicar um pouco de vinagre branco. O vinagre é utilizado para diferentes tipos de nódoas e é sempre muito eficaz. Passe um pouco de vinagre em algodão e depois esfregue o algodão na mancha. Aos poucos, vai notar a mancha a desaparecer. Repita o processo até ter removido completamente a mancha. A seguir, coloque a lavar normalmente.

A técnica de colocar a roupa em água e sabão para que deixe o sabão actuar contra a mancha resulta apenas em parte. De facto, a mancha dilui, mas alarga-se. Ou seja, fica mais clara mas fica maior, logo não é uma das melhores técnicas para a extração da tinta.

Use amoníaco para remover Manchas de Tinta de Guache

Use amoníaco, se for o caso. O amoníaco é eficaz contra qualquer tipo de manchas e a tinta de guache, dada a sua fraqueza enquanto tinta, pode ser retirada com um detergente que contenha amoníaco.

Nunca deixe passar muito tempo, após a mancha ter aparecido. É claro que se isto acontecer na escola, você não estará lá para agir de imediato, mas se estiver por perto, não deixe que a mancha seque, pois quando quiser tirá-la vai ser mais difícil. No entanto, não viva a pensar muito nisso. As crianças gostam de se sujar e a tinta é das coisas mais atractivas a passar pela roupa. Por vezes na escola até incentivam as crianças a limparem as mãos sujas de tinta à roupa.

O que não convém é que a tinta entre em contacto com a pele, apesar de ser fácil de sair. Não deixe que as manchas de tinta atormentem os seus dias e deixe que o seu filho possa aproveitar bem os tempos de criança. As manchas, essas, têm solução!



4 Comentário para “Como tirar mancha de tinta guache”

  1. Que pena ter que tirar as "OBRAS DE ARTES" das paredes.
    Embora,eternizadas em fotos.
  2. Minha blusa da bat cat rosa e está com manchas de guache forte azul como é que eu faço me ajudem mim mm! !!!!!!
  3. me desculpe , mas isto e uma mentira a roupa com tinha amarela Guache nao limpa de forma alguma . nao compro mais este tipo de tinta pois estou com varias roupas perdidas , agora mesmo veio a calca nova toda acabada e entrei aqui para ver se tinha como salvar e ja fiz como mandou e nada
    • Remover Manchas diz:
      Se a tinta ainda estiver fresca é muito fácil tirar. Se já estiver seca o diluente tem de funcionar, o problema do diluente é que pode estragar a roupa, faça um teste num local escondido do tecido.

Escreva a sua dica

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>