Como tirar manchas antigas da roupa

Hoje quer utilizar aquela roupa que não usa há muito tempo, mas acabou de descobrir que da última vez que a usou ela ficou manchada por uma nódoa sem que se apercebesse. E agora, como tirar manchas antigas da roupa?!

Uma solução seria optar por outra roupa e esquecer, mas você não quer perder aquela. Em alguns casos, as manchas antigas não são complicadas de retirar, porém noutros são quase impossíveis.

Para solucionar algumas aflições resolvemos fazer uma breve síntese para manter por perto.

Como tirar manchas antigas da roupa

Para começar, qualquer mancha antiga deve ser tratada numa primeira fase como tal, recebendo um dos seguintes tratamentos:

  • Utilizar clara de ovo e glicerina na mancha, em doses iguais, para tornar a mancha solta;
  • Misturar, em partes iguais, sabão de coco em pó com bórax. Juntar água à mistura até formar uma pasta. Aplicar a pasta na mancha e deixar por algumas horas exposta ao sol.

Após a primeira fase as manchas antigas devem ser tratadas como manchas recentes e de acordo com o tipo de mancha e de tecido.

Algumas manchas e tecidos são muito particulares, por isso deixamos algumas orientações que podem ser úteis.

Manchas de bolor

Em tecidos brancos, colocar a peça de molho em água quente com sal por alguns minutos. Após isso colocar ao sol e aplicar sumo de limão com sal a cada hora, até que a mancha desapareça.

Outra abordagem é juntar uma colher de sopa de amoníaco a 100ml de água, e aplicar sobre a mancha. Depois é só passar por água e secar ao sol.

Para tecidos coloridos, aplicar leite a ferver sobre a mancha e secar ao sol (repetir as vezes necessárias). De seguida aplicar água morna com vinagre branco, enxaguar bem e secar ao sol.

Com tecidos de lã o procedimento é expor a peça ao sol por algumas horas e, de seguida, esfregar a mancha de ambos os lados com uma escova molhada em álcool. Depois passe o ferro quente sobre a área afetada com um tecido a protegê-la.

manchas antigas da roupa

Manchas amareladas provocadas pelo tempo

Quando não utilizamos uma peça de roupa durante algum tempo surgem, naturalmente, as manchas amareladas que ninguém quer.

Para as retirar proceda de acordo com o tecido:

Manchas na Roupa de Algodão e Linho: Ferver o tecido em lume brando 10 minutos com uma solução de sal, bicarbonato de sódio e água.

Manchas na Roupa de Licra: se for licra branca, colocar de molho em água com bicarbonato durante uma hora e secar à sombra. No caso de licra colorida, esfregar a mancha com água e bicarbonato, mas não deixar de molho.

 Manchas na Roupa de Nylon: mergulhar por dois minutos numa solução de 1 litro de água com 2 colheres de fermento em pó.

Manchas na Roupa de Seda: para seda branca, lavar normalmente, e deixar de molho durante meia hora num recipiente com 0,5 litros de água e 0,5 litros de leite. Para seda colorida, se a cor é firme, lavar normalmente e acrescentar uma ou duas colheres (chá) de açúcar à água na passagem final. Torcer a peça com o auxílio de uma toalha e passar a ferro com a peça húmida.

 



One Response

  1. adriana Reply

Deixe um Comentário