Como tirar manchas de café da parede

Muitas são as vezes que as paredes ficam manchadas com gordura, café, humidade ou mesmo riscos de sapatos dos miúdos, que adoram esticar as pernas no sofá ou na cama do quarto. Estes e outros episódios poderão dar origem a involuntárias e inestéticas manchas, que se não forem imediatamente removidas, podem tornar-se numa árdua tarefa.

É natural que os salpicos possam apanhar uma parede mais próxima, pelo que tirar manchas de café da parede não é algo com que nos deparemos assim tão dificilmente. Neste casos haverá necessidade de saber como agir rapidamente e de forma eficaz.

Seguem-se algumas dicas de limpeza de como tirar manchas de café da parede.

 

parede-mancha-café

 

Remover manchas

A primeira coisa a fazer é pegar num pano e colocá-lo num balde com água morna, sem que haja necessidade de adicionar qualquer tipo de solvente ou algo semelhante, pois tudo irá sair. De qualquer das formas, tudo vai depender em grande parte do tipo de tinta utilizada para pintar as paredes.

O ideal é fazer um teste com um detergente que seja neutro e uma esponja levemente humedecida e tentar remover a mancha de uma pequena área da parede. Se a tinta começar a sair para a esponja, infelizmente a tinta não é do tipo lavável. Nestes casos, o melhor a fazer é chamar um profissional que saberá como temperar a tinta da parede para que o “remendo” fique com a mesma coloração que o restante da parede.

Para os mais aventureiros e criativos, saiba que para tirar manchas de café da parede, o bicarbonato de sódio também é útil. Basta misturá-lo com água a ferver. Se esta opção de último caso não resultar, só uma nova pintura irá fazer as manchas de café desaparecer.

Seja qual for o método por que opte limpar e tirar as manchas de café da parede, o ideal é mesmo atuar de imediato, para que possam, de facto, ser removidas.

Quanto ao processo de limpeza, vai depender do tipo de parede que seja afetada por estas manchas, pois poderá ser de azulejo, tinta acrílica ou mesmo cal.

O método mais usual e utilizado quando uma parede está manchada é tentar limpar com uma esponja limpa e macia, ou mesmo um pano macio, embebido em água tépida e um detergente à base de amoníaco. Usar uma mistura de água com dez por cento de amoníaco também será possível, desde que esfregue suavemente a mancha com um pano.

Apenas para que saiba, quando estiver a tirar manchas de café da parede, a mesma não deverá ser lavada com detergentes alcalinos, pois poderão contribuir para piorar as manchas. Os melhores detergentes são os neutros, sem quaisquer substâncias intoxicantes ou abrasivas.

Poderá, eventualmente, usar os já conhecidos Sonasol ou CIF, com o uso de um pano ou esponja sem pêlos. Além disto, os produtos multiusos são ideais para manchas de gordura ou café, ou mesmo de humidade das paredes. Se estas forem das que estão muito expostas ao sol, deverão ser limpas com um pano e não esponja.

A acetona também pode ser um grande aliado da remoção de manchas de café das paredes.



Deixe um Comentário