Como tirar manchas de camisa branca


Todos nós já nos deparámos com aquelas feias manchas de suor nas camisas, que se fazem notar ainda mais quando se trata de uma camisa branca.

Se já considerou deitar fora a camisa porque não sabe ou acha qua não é possível tirar manchas de camisa branca, para já tudo. Sim, pare porque a solução existe e vai encontrá-la, aliás várias, já de seguida.

 

Dicas de limpeza

No que toca a desodorizantes, os atuais sejam de roll-on ou spray, vão deixar marca na nossa linda camisa branca, mesmo no sítio das axilas, manchas mais escuras, mais amareladas. A questão é que o produto entrenha-se nas fibras do tecido da camisa e vai reagir com o sabão e calor do ferro, formando uma espécie de crosta, e bem teimosa.

camisa-branca-manchasNo caso de se ver a par com a necessidade de tirar manchas de camisa branca mais escuras, como se o tecido estivesse molhado, vai precisar de misturar uma colher de lustrador de móveis e outra de detergente. Aplique a mistura sobre a mancha e deixe atuar por 15 minutos antes de ir esfregar com uma escova pequena. Depois, é só enxaguar.

Uma outra hipótese é a de aplicar água oxigenada com 20 ou mais volumes na mancha. Assim, com a peça ainda seca, aplique água oxigenada numa esponja limpa e esfregue sobre a mancha de desodorizante, deixando agir por cinco minutos, enxaguando com água morna de seguida. Depois, e antes de lavar a camisa branca, esfregue o local com sabão de côco e enxague.

O mais importante a reter em qualquer dos procedimentos, que se trata da necessidade de remover manchas antigas, muito fortes ou que já foram passadas a ferro muitas vezes é que deverá fazer o teste  numa pequena área para saber como o tecido vai reagir.

Se tiver de tirar manchas de camisa branca que já estejam encrostadas, vai precisar de duas colheres de querosene doméstico (ou removedor), duas colheres de diluente (de tintas), e de uma colher de lustra móveis. Depois de tudo bem misturado, aplique sobre a mancha e deixe de molho por 10 minutos, esfregando cum uma escova  de seguida e, depois, enxague para retirar os solventes.

Caso o que necessite seja “apenas” retirar manchas amarelas da camisa branca, vai precisar de uma colher de multiusos de limpezas pesadas, de uma colher de lixívia ou água oxigenada (mínimo 20 volumes) e faça como na dica anterior.

Mas, se o seu caso for uma peça de roupa colorida ou escura que tenha manchado a sua camisa branca, o que tem a fazer também não é nenhum bicho de sete cabeças. Ponha a ferver a camisa com sabão de côco cortado aos bocados e nada mais simples.

Como pode ver e depois de experimentar, são várias as possibilidades que tem para tirar manchas da camisa branca. Se reparar, as melhores, ou as que trazem amiores resultados são, mais uma vez, as receitas caseiras que antes desconhecia e que agora poderão vir a salvar a sua camisa branca.



Escreva a sua dica

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>