Como tirar manchas de acetona de móveis

As manchas de acetona e outros produtos são muito comuns em móveis, principalmente nos de madeira, no entanto, a limpeza destes depende se eles foram encerados, pintados ou envernizados.

É muito fácil detetar a madeira pintada, mas veja se você conhece a superfície antes de limá-la. Por exemplo, alguns móveis de madeira são levemente laqueados e neste caso eles não absorvem o óleo, ao passo que outras madeiras se beneficiam com uma aplicação anual de óleo para móveis.

Como tirar manchas de acetona de móveis

Os móveis que são tratados com óleo têm as superfícies brilhantes suavemente e requerem apenas uma aplicação ocasional de lustra-móveis para ficarem bonitos. No entanto, deverá tomar cuidado para não passar com cera no móvel, esta entope os poros da madeira, tornando-a quebradiça. Para remover manchas de acetona destes móveis, coloque dentifrício num pedaço de pano e esfregue o local. Também poderá esfregar a mancha com um abrasivo suave e óleo, os abrasivos recomendados são cinzas, sal ou bicarbonato de sódio, entre os óleos escolha o azeite de oliva, vaselina ou óleo de cozinha.

manchas de acetona de móveis

Os móveis de madeira pintada, podem ser perfeitamente a mais simples, nunca coloque lutra-móveis e ceras, pois estes podem danificar a cor e a decoração. Para limpar a mancha experimente passar uma esponja, se você acha que deve usar cera, pode usar, mas apenas uma vez ao ano.

Tirar manchas de móveis de madeira envernizados

Os móveis de madeira envernizada têm acabamento em verniz, laca ou cera. As manchas podem ser retiradas por um lustra-móveis que esteja disponível no mercado. Poderá também experimentar cera sólida, esta dá um acabamento mais sólido e duradouro do que o lustra-móveis líquido ou em spray. Para limpar este tipo de móvel de madeira, use sempre luvas de algodão, pois assim o móvel não ficará com impressões digitais, se o móvel foi recentemente envernizado, tente remover a mancha ao salpicar amido de milho e esfregar, para além de limpar isto também poderá dar mais brilho, isto deve-se ao fato de que o amido de milho absorve o excesso de óleo ou de cera e deixa a superfície brilhante e livre de marcas de dedos. Também poderá limpar o móvel com um pano embebido em chá, e após isso passar com um pano seco em cima.

Limpeza de móveis com acetona

Se você esteve a limpar objetos, com acetona e ficaram bem limpos, no entanto após a secagem ficaram manchas brancas, use vaselina líquida ou com silicone, o truque é passar a vaselina líquida ou o silicone num pano seco e passá-lo nos objetos que ficaram manchados, as manchas saem facilmente e o objeto fica em ótimo estado.


Escreva a sua dica

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>