Como tirar manchas de Acetona do Vidro

Em muitos casos, remover uma mancha já se pode tornar num processo algo complicado, dificuldade acrescida conforme o material ou o próprio tipo de mancha.

A acetona é um líquido incolor, de odor suave e penetrante, mas muito volátil e inflamável. O probelma deste produto é que remove cores, seja onde for, em tecidos de cor, especialmente se se tratar de um tecido sintético, fique desde já ciente que não há mesmo solução.

Como tirar manchas de Acetona

A acetona é realmente um produto que remove variados tipos de resíduos, especialmente em plásticos ou madeiras, mas o problema é que remove a própria tinta ou verniz do objeto. Poderá tentar tirar a acetona com vaselina líquida ou com silicone. O truque é mesmo passar um destes produtos com um pano seco no local manchado, mas avança-se desde já que não irá remover por completo. Terá sempre que ter muito cuidado, qualquer que seja a sua opção.

Como tirar manchas de acetona do vidro

Para tirar manchas de acetona do vidro, pode estar à beira de um processo muito delicado. Vai necessitar de limpa-vidros. Passe com um pano humedecido e tirar rapidamente com outro pano seco. Deverá repetir esta operação várias vezes. Se a nódoa se mantiver mesmo muito seca e esta operação não lhe trouxer quaisquer progressos, vai ter mesmo de arriscar com produtos mais químicos, mas em quantidade muito reduzida e secar muito rapidamente. O melhor produto a usar será mesmo gasolina. Vai ver que com paciência a nódoa não será a parte mais teimosa.

manchas de Acetona do Vidro

Mas nem é apenas no vidro que, infelizmente, a acetona deixa graves e complicadas manchas. Também na madeira, sendo este um material ainda mais complicado devido ao facto de que objetos de madeira são, geralmente, envernizados, e com certeza que qualquer tipo de nódoa de acetona vai retirar esse envernizado.

Deverá passar a zona afetada com um pano limpo e macio com uma camada de produtos de óleo para madeira, desde que sejam feitos à base de óleos solventes vegetais e minerais (pois irá ter um efeito hidratante sobre a superfície onde é aplicado). O uso deste tipo de produtos importa pois entra nos veios da madeira, restaurando a sua cor original. Depois de seco, bastará passar a cera que costuma utilizar e deverá verificar que a nódoa desapreceu de vez.

Tirar Manchas de Acetona com Palha de aço

Uma outra medida a tomar, mas mais abrasiva para a madeira, é passar uma palha de aço ao de leve sobre a nódoa e retirar o pó. Depois deverá aplicar a cera acrílica com algodão.

Se a primeira vez que usar aquela peça de roupa por algum motivo deixar cair acetona, deverá lavar com água corrente de imediato. Poderá ser a única salvação da peça.

Se a acetona cair num estofado talvez a única hipótese que tem é mesmo usar uma graxa ou tinta especial para couro.

Regressando às nódoas de acetona em vidro poderá, com cuidado extremo, passar palha de aço seguido de creme corporal e irá verificar que a nódoa sairá aos poucos e, com sorte, na totalidade.



Deixe um Comentário