Como tirar manchas de batom de roupas


As manchas de batom são frequentes na roupa, isto porque nem sempre se tem atenção onde se deixam os batons depois de usar. Mas não tem que ser um pesadelo tentar tirá-las. O batom tem dois compostos que habitualmente mancham a roupa: a tinta e a gordura. E estes dois juntos são ainda pior. O maior frequente em casa é apanhar mancas de batom nos guardanapos de algodão, pior ainda quando são brancos. Não vale a pena proibir as pessoas que jantam em sua casa de usar batom, há fórmulas que ajudam a remover este problema e a tirar manchas de batom de roupas.

Remover marcas de batom na roupa

Primeiramente remova o excesso de batom. Tenha atenção, pois pode espalhar ainda mais. De seguida, lave com detergente transparente ou branco, pode ser o detergente da louça, e esfregue. Se não sair com este método, use leite morno. E se mesmo assim a mancha persistir, misture um pouco de tirá-nódoas e detergente neutro e esfregue e mancha. Também pode usar álcool, mas neste caso, use um tecido por trás do manchado, para que possa absorver a tinta. Este processo serve para todos os tecidos de algodão.

tirar manchas de batom de roupas

Remover manchas de batom de tapetes, seda ou lã

Esfregue a mancha com um solvente de limpeza a seco ou um produto anti-manchas. De seguida aplique o removedor de manchas a seco e coloque um papel absorvente por cima. Esfregue até a mancha sair. Se ela se espalhar, borrife a área com solvente de limpeza a seco. Deixe que ele evapore e depois volte a esfregar com água. Se não resultar, aplique um pouco de amoníaco (não em seda ou lã). De seguida, coloque um papel absorvente. No final, lave para demover o detergente. Se mesmo assim, a mancha persistir, use vinagre branco e faça o mesmo processo.

Remover manchas de batom de linho, poliéster, náilon ou acrílicos

Para tirar manchas de batom de roupas aplique um produto anti-manchas de roupas e lave com água morna. Siga sempre as instruções do produto. Se mesmo assim a mancha não tiver saído, use detergente enzimático e deixe repousar durante uma hora. Depois, lave o tecido e deixe secar. Se ficar com alguma marca, aplique um removedor de manchas a seco e absorva com papel absorvente. E se mesmo assim, a mancha quiser ficar, use amoníaco. Escove primeiramente e aplique. Depois deixe actuar e só depois lave e seque.

Remover manchas de batom de peles, camurça e couro

Em primeiro lugar, raspe a zona manchada para retirar o excesso de batom seco. Limpe a mancha com um pano com espuma de detergente. De seguida, limpe com um pano seco. Se mesmo assim a mancha não tiver saído, use farinha de milho ou pó talco e deixe actuar por um tempo. No final, escove para fora. Repita as vezes que forem precisas até a mancha sair. Se quiser optar ainda por outro método, use um produto de limpeza especial para cada material ou um produto de limpeza geral. Aplique sobre a mancha e deixe actuar. No caso de estar a tratar de couro, use preferencialmente um produto adaptado para este material.



1 Comentário para “Como tirar manchas de batom de roupas”

Escreva a sua dica

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>