Como tirar manchas de caqui

Para quem não sabe, o caqui é uma fruta, mais conhecida por diospiro.

Como qualquer outra peça de fruta, também o caqui pode dar origem a manchas na roupa. Para saber melhor como tirar manchas de caqui, importa primeiro saber um pouco mais sobre este delicioso fruto.

Características

O caqui provém da Ásia (China), de onde foi levado para a Índia e Japão, sedo aí cultivado desde o século XVII. Independentemente do que se acredita, a verdade é que o fruto, depois de retirada a casca, é basicamente constituído por polpa, com uma aparência gelatinosa e fria, apresentando uma coloração de amarela a laranja escuro.

Dicas para tirar manchas

tirar-manchasO que importa para saber como tirar manchas de caqui é que independentemente do local manchado e do tecido “alvo”, há que fazer um teste antes, numa pontinha mais escondida para que se possa ver o resultado da solução aplicada.

O passo básico é esfregar a mancha com detergente de lavar a loiça e aplicar na área afetada, juntamente com uma mistura de álcool e vinagre. Deverá deixar de molho durante dois dias, sem esquecer de se esfregar de vez em quando, é claro.

No caso de ter de tirar manchas de caqui de roupa branca, experimente esfregar com sabonete de côco e deixar de molho num balde com um pouco de lixívia, ao sol, durante bastante tempo.

De um modo geral, as manchas de qualquer peça de fruta podem ser removidas da mesma forma. O primeiro passo é passar uma esponja embebida em água fria e pura e, de seguida, esfregar a mancha com glicerina e assim deixar ficar por algumas horas.

Em seguida, humedeça essa zona com algumas gotas de vinagre branco, deixando novamente atuar por alguns minutos e, por fim, então, poderá enxaguar com água fria e pura.

No caso de se ver a par com a necessidade de tirar manchas de caqui antigas, saiba que não será fácil removê-las. De qualquer forma, comece por molhar o tecido em água pura e torça-o bem. Depois, pegue numa pedra de enxofre e coloque-a sobre uma brasa. De seguida, estenda a área manchada um pouco acima dessa pedra, por forma a que a mancha receba o fumo e espere por alguns minutos e depois veja como em pouco tempo a mancha vai desaparecer. Depois, é só lavar a peça normalmente.



One Response

Deixe um Comentário