Como tirar manchas de ferro de passar

Para ser uma boa dona de casa, é necessário saber algumas dicas para o bom funcionamento da casa. Umas das tarefas domésticas mais usuais das donas de casa é passar a ferro. Ora, mas esta tarefa não é assim tão simples quanto parece, pois há problemas que surgem quando passamos a roupa cuidadosamente e não nos apercebemos que se calhar não estamos a proceder correctamente. Acontece que, por vezes, o ferro de passar deixa umas manchas escuras na roupa, e quando esta é clara, pior.

O que fazer para evitar estas manchas?

A solução seria comprar uma capa protectora que geralmente é utilizada para proteger a roupa escura que o ferro de passar lhe dá. É chamada de capa anti-brilho. Desta forma, irá proteger a sua roupa de ficar manchada. No entanto, e se a sua roupa já foi manchada ou acabou de manchar? O que há a fazer agora? É o que vamos descobrir a seguir.

Uma das soluções encontradas para remover facilmente as manchas provocadas pela passagem do ferro quente é a de molhar a peça de roupa e colocá-la de imediato a secar ao sol. Mas se a mancha for bastante forte, será necessário colocar a área de tecido que contém a mancha sobre uma toalha e esfregar intensamente com uma esponja e água oxigenada. A seguir deve lavar normalmente e deixar secar.

manchas de passar ferro

Também há a hipótese de colocar um pouco de farinha maisena sobre a mancha e esfregar.

Se for o caso de se tratar de roupa mais delicada, deve usar um pano escuro embebido em água fria e coloque-o sobre a mancha. Após este processo, coloque a roupa ao sol durante algum tempo, possivelmente algumas horas.

Se nenhuma destas dicas resultar, então, coloque um pouco de vinagre branco num pano e esfregue a mancha. Assim que tiver resultado, passe a roupa por água.

E se mesmo assim a mancha de ferro de passar persistir?

Então, nesse caso, aplique algumas gotas de água oxigenada e algumas de amoníaco e deixe repousar durante meia hora. Vá deixando cair algumas gotas de vez em quando. Assim que a mancha tenha desaparecido, lave bem a roupa.

Nem sempre todas as técnicas são eficazes e por vezes só resultam à segunda tentativa ou terceira. Portanto, não seja impaciente  a mancha vai acabar por sair, basta repetir o processo algumas vezes. Certamente achará melhor perder um pouco de tempo nos processos de retirada da mancha do que perder a sua roupa. Ou então, se preferir ficar com a macha, sempre pode usar a t-shirt, se for o caso, para fazer limpezas ou para andar na horta. Há sempre solução para os grandes males.

Mas como o melhor é mesmo que essas manchas nunca apareçam, compre assim que puder a protecção para o ferro de passar, vai ver que nunca mais será invadido pelo pesadelo das manchas ao passar a roupa. Aproveite e compre também uma capa para a sua tábua de passar, se ainda não tiver. Por vezes é a salvação de algumas tábuas!



4 Comentários

    • Claudia Junqueira Reply

Deixe um Comentário