Como tirar manchas de graxa de sapatos em roupa, tapetes, tecidos, móveis e outras superfícies

Abordamos alguns métodos para tirar manchas de graxa de sapatos em roupas, outros tecidos laváveis, moveis, estofados, tapetes e carpetes.

Advertimos que algumas manchas de graxa, especialmente as manchas antigas, são impossíveis de tirar, de modo a minimizar este fato deve tentar tirar a mancha de graxa o mais rápido possível.

Quanto mais rápido agir sobre a mancha de graxa, menos tempo ela tem para se entranhar.

Como tirar manchas de graxa de sapatos em roupa e tecidos

  1. Remova o máximo de graxa possível, tomando cuidado para não a espalhar ainda mais.
  2. Aplique detergente líquido (para a roupa) que contenha enzimas à área manchada e esponje.

Dica: Esponjar, significa bater sobre a mancha de forma rápida, não deve esfregar a área, isso irá entranhar a mancha tornando-a mais difícil de tirar.

  1. Deixe a peça manchada de molho numa solução de água fria e detergente líquido, com enzimas, durante 15 a 20 minutos.
  2. Lave à temperatura mais quente que o tecido permita, utilize branqueador se o tecido permitir, ou ‘branqueador’ para tecidos de cor se o tecido for de cor.

Se a mancha não desaparecer após a lavagem, não seque a peça manchada na máquina de secar.

    1. Esponje a mancha com um solvente de limpeza a seco, utilizando um pano branco e limpo, sem fiapos.
    2. Esponje a mancha até que o solvente de limpeza a seco seja absorvido.
    3. Repita os passos 5 e 6 até a mancha ser removida.

retirar manchas graxa

Como tirar manchas de graxa de sapatos em móveis estofados

  1. Remova o máximo de excesso de graxa quanto possível, tomando cuidado para não espalhar a graxa, ainda mais.
  2. Esponje a mancha com um solvente de limpeza a seco, utilizando um pano branco e limpo, sem fiapos.
  3. Esponje a mancha até que o solvente de limpeza a seco seja absorvido.
  4. Repita os passos 2 e 3 até que a mancha seja removida.

Como tirar manchas de graxa de sapatos em carpetes e tapetes

O método utilizado para tirar manchas de graxa de carpetes e tapetes é o mesmo que se utiliza para tirar manchas de graxa de móveis estofados.

Não coloque o solvente de limpeza a seco diretamente sobre a carpete ou tapete, aplique algum solvente num pano e esponje sobre a carpete ou tapete.

A razão para isso é que o solvente de limpeza a seco pode, com o tempo, dissolver a parte de baixo do tapete ou carpete.

Depois de ter tirado a mancha de graxa deve remover o excesso de solvente do tapete ou carpete com uma solução de detergente de limpeza, para tirar e diluir o solvente.

No entanto, se não conseguir tirar a mancha de graxa com o solvente de limpeza a seco, pode tentar tirar a mancha do tapete ou carpete com uma mistura de uma colher de sopa de amoníaco, uma colher de sopa de detergente líquido (da loiça) e duas xícaras de água morna.

retirar manchas graxa nas carpetes

Outra dica para tirar manchas de graxa

Precisa de:

  • Toalhas absorventes de papel branco
  • Isopropílico (álcool de esfregar)
  • Água fria
  • Duas taças pequenas
  • Toalha, de veludo, branca
  • Detergente de roupa (em pó)
  • Detergente líquido de roupa com lixívia (segura para as cores)
  1. Espoje a mancha com as toalhas de papel, utilize um movimento de elevação (nunca esfregue, pois isso pode espalhar a mancha e torná-la pior) até que a toalha de papel não apanhe mais graxa.
  2. Numa taça, misture uma solução de uma parte de álcool e duas partes de água fria (NOTA: para roupa branca de algodão durável, pode usar o álcool sem o diluir).
  3. Sature a toalha de veludo com a solução de álcool e água e espoje a mancha, certificando-se que limpa ambos os lados do tecido (deve testar uma área pequena, escondida, do tecido para garantir que a solução de álcool não danifica o tecido). Espoje até que a mancha desapareça ou que deixe de aparecer na toalha de veludo.
  4. Numa tigela, faça uma pasta de água fria e detergente em pó. A pasta deve ter a consistência de pasta de dentes.
  5. Aplique a pasta sobre a mancha (em ambos os lados) e deixe solidificar durante cerca de 15 minutos.
  6. Lave normalmente, seguindo as instruções de cuidados na etiqueta do tecido.
  7. Após ter lavado, verifique cuidadosamente para se certificar de que a mancha foi completamente removida antes de colocar na máquina de secar. Nunca coloque um item na máquina de secar se a mancha permanecer, o calor da máquina de secar irá entranhar a mancha e depois será quase impossível tirá-la.
  8. Se a mancha persistir, pode repetir os passos 2 a 6.

Mais uma dica para tirar manchas de graxa em tecido

  1. Trate a área da mancha com a solução de limpeza a seco (os produtos K2R e AFTA, bem como outros produtos similares, podem ser encontrados em lojas de materiais de limpeza, online). Deve ler e seguir, cuidadosamente, todas as instruções sobre o produto (deve testar o produto numa pequena área, discreta, do tecido para ter a certeza de que não irá danificar ou descolorir a peça).
  2. retirar manchas de  graxa

Dicas e Conselhos adicionais

  • Trate, sempre, as manchas de graxa de sapatos o mais rápido possível. Se deixar secar a mancha vai entranhar e será muito mais difícil de tirar.
  • A melhor maneira de tratar uma mancha de graxa de sapatos é evitá-la. Proteja bem a sua área de trabalho e use roupas velhas (ou um avental de proteção) quando aplicar graxa aos sapatos. Siga todas as instruções sobre a graxa de sapatos que vai utilizar.
  • Se não conseguir tirar as manchas de graxa de sapatos, completamente, procure aconselhamento adicional sobre como tirar manchas junto ao fabricante da graxa de sapatos, específica. Normalmente poderá encontrar o número de telefone ou website do fabricante do produto na embalagem.
  • Se o seu tecido é delicado, tal como lã ou seda, considere levar o item a um profissional de limpeza para evitar danos ou descoloração.
  • Nunca tente utilizar qualquer um destes métodos de limpeza em tecido que é designado para, apenas, limpar a seco. Essa peça deve ser levada a um profissional de limpeza a seco.
  • Siga todas as instruções de cuidados e advertências no rótulo da sua peça ou roupa, se essas advertências ou cuidados forem contrárias a qualquer uma destas dicas para tirar manchas de graxa de sapatos, opte por seguir as instruções de cuidados na etiqueta da peça manchada.

Utilizar sabão de mecânico para tirar manchas de graxa

O sabão demecânico é um dos melhores produtos para tirar manchas de graxa de sapatos. A graxa de sapatos tem uma textura gordurosa, similar a graxas que são usados ​​pelos mecânicos. Este sabão é uma solução eficaz e de baixo custo. Esfregue sobre a área manchada com um movimento circular, e deixe descansar durante 2 a 3 horas. Lave como faria normalmente se a mancha estiver numa peça de roupa ou esfregue com um pano se a mancha estiver num tapete ou móvel.

Como utilizar detergente da loiça para remover manchas de graxa

O detergente da loiça é feito para combater e acabar com a gordura, por isso esta é uma solução perfeita para tirar manchas de graxa de sapatos. Tal como com o sabão de mecânico, esfregue o detergente na área afetada e deixe descansar durante 2 a 3 horas. Lave a peça de roupa como faria normalmente ou esfregue a mancha no tapete ou móvel com um pano.

Como remover manchas de graxa com Álcool

O Álcool é perfeito para tirar manchas de gordura, incluído manchas de graxa de sapatos. Esta é uma solução de baixo custo e muito eficaz na remoção de manchas. Humedeça algumas toalhas de papel ou um pano velho com álcool isopropílico de 70% a 90% e esfregue suavemente sobre a mancha. Continue esse processo até que a mancha comece a quebrar e a desaparecer.

Como remover manchas de graxa com tira manchas comerciais

Os tira manchas comerciais, tais como solventes de tinta, acetona e desengordurantes, todos, funcionam bem na remoção de manchas de graxa de sapatos. Humedeça a mancha de graxa de sapatos com qualquer um desses produtos e utilize movimentos bruscos para quebrar a mancha, até que ela diminuía e eventualmente desapareça. Às vezes, as manchas secas quebram em partículas que podem ser escovadas ou aspiradas.

O que fazer se a mancha de graxa não sair completamente

Se a mancha não desaparecer, completamente, com o uso de qualquer um dos produtos acima mencionados, tente reaplicar após alguns minutos. Use movimentos bruscos para quebrar a mancha, ou esfregue suavemente sobre tecidos delicados como a seda, lã e cetim. Tenha em mente que nem todas as manchas serão removidas e podem exigir uma limpeza profissional (leve o artigo manchado à sua lavandaria local, se tal for necessário).


Deixe um Comentário