Como tirar manchas de graxa

As tão famosas e indesejáveis manchas de graxa são super difíceis de tirar. E é muito fácil arranjar este tipo de nódoas uma vez que muitos objectos das nossas casas e dos nossos carros possuem graxa e óleo. No entanto, por estes lados não há nada que seja impossível. Por isso, vou deixar-vos aqui algumas dicas que vos podem ajudar a livrarem-se deste tipo de manchas.

Remover manchas de graxa em roupa e tecidos

Vou dar-vos duas dicas para remover este tipo de nódoa em roupa e tecidos. Uma mais fácil e outra como plano B caso a primeira não resulte.

  1. Para esta primeira dica basta colocar detergente da loiça em cima da mancha de graxa. Deixe ficar assim durante aproximadamente vinte minutos. Esfregue e em seguida lave a peça de roupa de forma habitual.
  2. Para esta dica precisamos da ajuda da nossa amiga manteiga ou margarina. Para que este processo funcione deve cobrir toda a mancha com um destes produtos. Esfregue bem a nódoa até à mancha desaparecer completamente. De seguida limpe a gordura (resultante da graxa e da manteiga) com líquido da loiça e água. No final proceda à lavagem usual da peça de roupa.

Remover manchas de graxa em estofos e tapetes

Limpe o máximo possível da nódoa dos estofos tendo sempre o cuidado de não a espalhar. Aplique bicarbonato de sódio na nódoa e deixa actuar durante aproximadamente quinze minutos. Retire o bicarbonato que, em princípio, já terá absorvido a nódoa. Caso contrário repita este passo as vezes que forem necessárias.

remover manchas de graxa

Limpe o que resta da mancha com um pano branco embebido em solvente de limpeza a seco. Para se certificar da eficácia do produto teste primeiro numa zona escondida do estofo. Não molhe o estofo mais do que o necessário para retirar a mancha. Esfregue até ao solvente ser absorvido e repita o processo até à mancha desaparecer completamente.

Para a remoção deste tipo de manchas em tapetes o processo é bastante semelhante ao descrito anteriormente para os estofos. Caso este processo não resulte aqui fica outra dica útil. Junte dois copos de água morna, uma colher de sopa líquido da loiça e uma colher de sopa de vinagre branco. Molhe um pano branco nesta mistura e limpe até que o líquido seja absorvido e a mancha de graxa removida.

Remover manchas de graxa do pavimento

Especialmente os pavimentos das garagens são propícios a ganhar este tipo de manchas. Mas ninguém quer ficar com aquele chão feio, sujo e preto. Por isso aqui fica a dica para voltar a ter o seu pavimento limpo. Deve munir-se de:

  • Jornais, toalhas de papel ou de pano;
  • Detergente líquido;
  • Escova
  • Água quente;
  • Areia
  • Vassoura e pá

Com por exemplo alguns jornais limpe o excesso de graxa. Em seguida esfregue a superfície com uma escova, água quente e detergente. Enxagúe. Espalhe a areia sobre a zona manchada de graxa/óleo. No dia seguinte varra a areia e se for necessário repita o processo desde o início até que a mancha desapareça.



Deixe um Comentário