Como tirar manchas de mostarda

As manchas na roupa são sempre o pesadelo de qualquer pessoa, principalmente das mães e donas de casa. Então as manchas de mostarda são o cúmulo dos problemas. Aquele amarelo vivo e bonitinho que pode ser tão saboroso a acompanhar uma refeição torna-se num quebra-cabeças quando passa para a camisola do filho, para a camisa nova do marido ou para o tapete da sala. O que causa o grande problema das nódoas de mostarda é que esta contém na sua composição um ingrediente denominado de “açafrão da China” que é complicado de remover se não se agir rapidamente. Mas então qual o segredo ou segredos para nos vermos livres dessas nódoas incómodas? Pegue numa caneta e no seu bloco de notas porque a explicação vai começar.

Remover Manchas de Mostarda em Peças de roupa e tecidos

Caso uma destas nódoas se atravesse no seu caminho das suas peças de roupa tem duas opções:

  • Uma das opções é retirar o máximo de mostarda que conseguir com um pano, tentando nunca espalhar ainda mais a nódoa. Em seguida, vire a peça de roupa do avesso e coloque-a de molho em água fria. Lave a mancha. Aplique um detergente de pré-lavagem de forma a eliminar a macha. Deixe actuar dez minutos. Lave a peça de roupa em água quente e lixívia. Caso a peça seja de cor utilize lixivia para roupa de cor ou delicada. Certifique-se de que a mancha desapareceu. Se ainda se mantiver esfregue-a com glicerina e deixe actuar por aproximadamente quinze minutos. Repita o processo anterior.
  • Outra alternativa para retirar manchas de mostarda consiste em misturar numa chávena de chá duas colheres de sobremesa de vinagre branco e encher o resto da chávena com água. De seguida aplique essa mistura na mancha e deixe actuar durante um minuto. Absorva a sujidade com um pano branco. Depois lave o tecido de forma normal.

Remover Manchas de Mostarda em Estofos e tapetes

Se a mancha de mostarda ocorrer em estofos deve limpar a mancha com um pano branco tendo cuidado para não a tornar maior. Preparar uma solução com dois copos de água fria e uma colher de sopa de líquido de lavagem. Embeber um pano branco nesse liquido e esfregar bem até que a nódoa saía. Não molhe o estofo mais do que necessário. Deixe secar.

remover mancha mostarda

Por último, se o alvo desta mancha forem os seus tapetes, os passos a seguir são bastante semelhantes ao da remoção desta nódoa nos estofos.

Coisas que não deve se esquecer ao tirar manchas de mostarda:

  • Limpe sempre a nódoa de mostarda logo que esta aconteça (caso tenha essa possibilidade);
  • Não coloque a peça de roupa na máquina de secar sem que a nódoa esteja completamente removida, pois isso só fará com que a mancha se entranhe ainda mais no tecido;
  • Leia sempre as indicações da peça em questão para não danificar o tecido. Uma dica pode ser útil para uma peça de lã e não para uma de linho.

Estes são alguns truques e dicas úteis para o ajudar na sua batalha contra as malditas manchas de mostarda. Se achar que estes processos não estão a resultar, não coloque a qualidade dos seus tecidos em questão e leve-os a uma lavandaria.

 


Escreva a sua dica

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>