Como tirar manchas de roupa branca

Ninguém gosta de ter manchas na sua roupa. Se as roupas forem brancas pior ainda. Mas não desespere porque para tudo há solução.

As roupas brancas requerem cuidados específicos para que mantenham a sua cor. Assim sendo, quando alguma mancha se entranha neste tipo de roupa é necessário ter alguns cuidados em especial. Por isso, aqui ficam algumas sugestões de como remover manchas de roupa branca sem que estas se danifiquem.

Como tirar manchas de roupa branca

  • O “efeito” Limão: A partir deste momento irá passar a adorar o limão. Se a sua camisa branca apanhar uma mancha não desespere. Chame-se o limão. Assim sendo, ferva a peça de roupa numa mistura de água e pedacinhos de limão. Além de eliminar completamente a nódoa, ajuda a sua peça de roupa a manter a sua cor branca e ainda a presentei-a com um cheirinho maravilhoso.
  • Corar a roupa: Lave normalmente a peça de roupa na máquina de lavar ou à mão. Depois coloque a roupa estendida virada para o sol. Os raios de sol são ideais para ajudar a remover este tipo de manchas. O efeito do sol é maior se for na estação da Primavera ou do Verão.

Tipos de manchas e como as retirar

  • Manchas amarelas (por estar fechada): Se a sua roupa ganhar aquelas inexplicáveis manchas amarelas por estar fechada há muito tempo este ingrediente é a solução. Primeiro lave a sua roupa de forma normal. Depois coloque a sua peça de roupa de molho numa bacia com água e bicarbonato de sódio. Deixe ficar de molho pelo menos umas duas horas.
  • Manchas amarelas (suor): Reparou em manchas amarelas no colarinho e na axila da sua blusa? Aqui está a solução. Faça uma mistura com vinagre de álcool branco e bicarbonato de sódio. Aplique na mancha e deixe actuar durante cerca de uma hora. Depois lave normalmente. Se necessário repita o processo.
  • Gordura: Caso se trate de uma mancha de gordura o segredo é aplicar detergente da loiça e lavar muito bem.
  • Ketchup e/ou sangue: O primeiro passo é retirar o excesso da mancha. Em seguida, aplique o ingrediente secreto – água oxigenada. Faça isso com a ajuda de uma esponja e vá repetindo a operação até que a mancha desapareça completamente. No fim lave a sua roupa da forma habitual.
  • Mofo: Neste caso não é um ingrediente secreto mais sim três. Sal, vinagre e sumo de limão. Faça uma pasta com estes três ingredientes e aplique na peça em causa. Esfregue até sair e depois deixe ao sol durante cerca de uma hora. Após esse período de tempo lave a roupa normalmente.
manchas de roupa branca

Dicas sobre tirar manchas de roupa branca

Nunca utilize lixívia para branquear as suas roupas pois esta pode amarelar e até mesmo estragar o tecido das suas peças de roupa.

No caso de os truques e dicas anteriormente explicitados não resultem pare imediatamente o processo e não insista mais. Deixe a remoção de manchas/nódoas nas mãos de profissionais e proteja a saúde das suas peças de roupa branca.


2 Comentário para “Como tirar manchas de roupa branca”

  1. valdner diz:

    manchas de suor no colarinho branco

    vinagre de alcool branco e bicarbonato de sodio. que quantidade de cada? qual a proporção de cada um?

    outra pergunta: no site sempre vejo as abreviaturas “q.b.”. o que significam?

    obrigado e parabéns pelo site.
    valdner

Escreva a sua dica

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>