Como tirar manchas de tinta de caneta


Como tirar manchas de tinta de caneta, permanente e à base de água assim como remover manchas de caneta dos vários tipos de materiais, como por exemplo materiais laváveis e materiais não laváveis

A primeira coisa a saber sobre as manchas de tinta de caneta é que existem algumas categorias diferentes.

As manchas de tinta à base de água são as mais fáceis de tirar. Geralmente estas são tintas como as tintas de marcadores laváveis.

As manchas de tinta permanente podem ser muito difíceis de tirar. Estes incluem manchas de marcadores de tinta permanente.

A tinta de caneta pode ser complicada de tirar, mas responde bem ao tratamento.

Como tirar manchas de tinta à base de água

Coloque a roupa manchada em cima de uma toalha seca ou pano limpo.

Aplique água à área manchada e seque com outro pano limpo. Enquanto pressiona sobre a mancha ela vai começar a transferir-se para o pano de limpeza.

Aplique uma pequena quantidade de detergente de roupa líquido à mancha de tinta e deixe atuar sobre o tecido entre 3 a 5 minutos.

Usando água à temperatura mais quente que é recomendada para o tipo de tecido, lave normalmente.

Antes de secar, certifique-se que toda a mancha foi removida.

Se persistir qualquer vestígio da área manchada, repita os passos acima.

Se secar a área manchada antes de tirar a mancha toda, a mancha de tinta será quase impossível de tirar mais tarde.

mancha tinta caneta

Como tirar manchas de tinta permanente

A mancha de tinta permanente é uma mancha muito difícil de remover. Se o tecido tiver a capacidade de ser branqueado, pode tirar a mancha de tinta com lixivia ou água sanitaria. Fora isso, as dicas a seguir podem ajudar a, pelo menos, clarear a mancha.

O primeiro passo, sugerido, é tentar esfregar a mancha com álcool.

Pegue numa toalha branca limpa e coloque a peça manchada sobre a toalha.

Deve sempre testar qualquer solução numa costura escondida do tecido.

Após o teste, pressione com o álcool em cima da mancha.

A toalha por baixo pode ficar molhada com a cor da tinta.

Tente mudar a roupa para um local limpo e seco da toalha para que a tinta removida não volte para a peça de roupa.

Continue até que não possa remover mais tinta.

Pode ser necessário repetir várias vezes.

Se o álcool não funcionar, como ultimo recurso, tente utilizar acetona, mas tenha em conta que a acetona pode danificar o tecido.

Certifique-se de lavar o tecido completamente entre o uso de álcool e o uso da acetona. Estes dois produtos não devem ser misturados.

Certifique-se de testar numa costura interna ou numa área escondida da roupa.

Pressione da mesma forma que fez com o álcool.

Certifique-se de mover a área manchada para uma seção seca e limpa da toalha à medida que a mancha de tinta é removida.

manchas caneta

 

Como tirar manchas de tinta de caneta

As manchas à base de água são fáceis de tirar mas as manchas de tinta permanente são quase impossíveis de tirar.

A dificuldade em tirar manchas de tinta de caneta está entre as duas.

Assim como nos exemplos acima, comece por colocar o tecido manchado em cima de um pano limpo e seco.

Humedeça a mancha de tinta com álcool.

Comece por pressionar com um pano limpo.

Continue até eliminar a mancha de tinta, por completo.

Lave a peça de roupa, completamente.

Agora aplique detergente de roupa líquido à área da mancha e deixe atuar entre 3 a 5 minutos.

Lave com a temperatura de água mais quente que seja recomendada para o tecido manchado.

Se o álcool não funcionar, tente utilizar acetona, seguindo as mesmas instruções acima mencionadas.

Certifique-se de lavar o tecido completamente entre o uso de álcool e o uso da acetona. Estes dois produtos não devem ser misturados.

Antes de secar, certifique-se que a mancha desapareceu por completo. Se não, repita os passos anteriores até que a mancha seja removida, caso não o faça, não terá sucesso em tirar a mancha de tinta de caneta.

A remoção de manchas de tinta de caneta também pode ser feita com pasta de dentes, siga os passos abaixo:

  1. Aplique a pasta de dentes sobre a mancha. Humedeça e espoje um pouco sobre a área da mancha.
  2. Esfregue a pasta de dentes suavemente, sobre a mancha.
  3. Lave com sabão. Se a mancha persistir, use mais pasta de dentes até que a mancha de tinta de caneta desapareça. Normalmente desaparece após a primeira ou a segunda aplicação.

Como tirar manchas de tinta de caneta em vários tipos de tecido / superfícies

manchas de caneta

O primeiro passo para a remoção de uma mancha de tinta é a identificação do tipo de material ou superfície que ficou manchada. Use as seguintes dicas para a remoção de manchas de tinta.

Abordamos alguns tipos mais comuns de materiais que podem ficar manchados com tinta e os passos que pode seguir para tirar a tinta de cada um deles.

Fibras não-laváveis

Siga estes passos para remover manchas de tinta de materiais como acetato, serapilheira, Tapete / Sintético, Tapete / Lã, fibra de vidro, viscose, seda ou lã.

  • Esponje (método de utilização de pancadas leves com um pano/esponja humedecida, de dentro para fora a partir do centro da mancha) a mancha com água.
  • Tente polvilhar, ao de leve, com laca de cabelo para soltar a mancha, de seguida, espoje com tira manchas liquido e adicione algumas gotas de vinagre branco.
  • Deixe descansar durante 30 minutos, esponje a cada 5 minutos com uma espoja absorvente, limpa. Adicione tira manchas líquido e vinagre conforme necessário para manter a mancha húmida.
  • Lave (método utilizado para soltar o tira manchas ou materiais de coloração e resíduos deixados pelos produtos, tira manchas) com água.
  • Se a mancha persistir, aplique álcool sobre a mancha e cubra com um pano absorvente humedecido com álcool. Deixe descansar enquanto a mancha vai sendo removida. Troque a esponja à medida que esta pegue a mancha. Lave com álcool. (Não use álcool em materiais como acetato, rayon, ou triacetato.)
  • Se a mancha permanecer, esponje-a com água e aplique tira manchas líquido e algumas gotas de amônia. Deixe repousar durante 30 minutos esponjando a cada 5 minutos. Adicione tira manchas líquido e amônia suficiente (não use amônia em seda ou lã) para manter a mancha húmida. Lave com água e deixe secar.

Fibras laváveis

Utilize os seguintes passos para remover manchas de tinta de caneta de tecido acrílico, algodão, linho, nylon, olefina, poliéster e elastano.

  • Polvilhe ao de leve com laca de cabelo para soltar a mancha.
  • Mergulhe numa solução de 250 ml de água morna, 1/2 colher de chá de detergente de loiça e uma colher de sopa de vinagre branco, durante 30 minutos, tenha cuidado ao usar o vinagre em algodão e linho.
  • Lave com água e deixe secar.
  • Se a mancha persistir, aplique álcool sobre a mancha e cubra com um pano absorvente humedecido com álcool (use álcool, com moderação, em acrílico e modacrylic). Deixe descansar enquanto a mancha vai sendo removida. Mude o pano à medida que ele ficar sujo com a mancha. Mantenha a mancha e a esponja humedecidas com álcool. Lave com álcool e deixe secar.
  • Se qualquer vestígio da mancha persistir, mergulhe numa solução de 250 ml de água morna, 1/2 colher de chá de detergente da loiça e 1 colher de sopa de amoníaco, durante 30 minutos. Enxague abundantemente com água e deixe secar.
  • mancha caneta carpete

Como tirar tinta de caneta de carpetes

Pode tirar manchas de tinta de caneta das suas carpetes com itens domésticos comuns.

As manchas de tinta são bastante visíveis e se não forem tratadas imediatamente podem tornar-se permanentes.

  1. Numa primeira fase deve tirar a tinta da carpete sem a utilização de qualquer produto de limpeza. Se a mancha de tinta estiver seca, sobre a carpete, tente removê-la com uma faca de manteiga. Se a mancha de tinta ainda estiver fresca utilize uma toalha de papel para secar a área, cuidadosamente, para absorver o excesso de tinta.
  2. Impeça que a mancha de tinta de caneta se espalhe. Junte uma proporção de água oxigenada e a mesma porção de amoníaco. Irá precisar apenas uma pequena quantidade. Coloque a solução em torno da mancha de tinta de caneta para criar um anel ao redor da mancha. A mistura vai manter a mancha de tinta dentro dessa área.
  3. Junte 2 a 3 gotas de detergente de lavar louça a uma 1 xícara de água. Utilize um pano para massajar a água com o detergente, na mancha. Lave a área com água limpa. Permita que a área afetada seque de forma natural, qualquer calor que for utilizado para apresar a secagem pode causar que qualquer vestígio da mancha penetre na carpete de forma permanente.
  4. Molhe um pedaço de algodão com o álcool e espoje sobre a mancha de tinta de caneta. Não esfregue a mancha, isso pode fazer com que a mancha se entranhe ainda mais na carpete.
  5. Utilize um pano para apagar a mancha de tinta com água oxigenada. Coloque toalhas de papel sobre a mancha, e coloque um objeto pesado sobre as toalhas de papel. Permita que a água oxigenada penetre a mancha durante uma hora.

Manchas de tinta em várias superfícies

Siga estes passos para tirar manchas de tinta de plástico acrílico, cerâmica, vidro / azulejo, cortiça, vidro, poliuretano, pratos de porcelana, louças e roupas ou coberturas de vinil.

  • Aplique um spray de limpeza multiuso, seguindo as instruções do rótulo.
  • Se persistir qualquer vestígio de mancha, tape a área com uma compressa polvilhada com amônia.
  • Enxague bem e lave com um pano embebido em água morna com sabão.
  • Lave novamente e deixe secar.

Alabaste ou mármore

Siga estes passos para tirar manchas de tinta de alabastro ou mármore

  • Limpe a superfície com um pano ou esponja embebida em água morna com sabão.
  • Enxague bem e seque.
  • Se persistir qualquer vestígio de mancha, aplique um pano absorvente humedecido com álcool.
  • Depois de alguns minutos deve substituir o pano por outro humedecido com amônia.
  • Continue alternando o tratamento de álcool e amônia até que a mancha seja removida.
  • Enxague bem e seque.

Superfícies de pedra

Siga estes passos para remover manchas de tinta de Asfalto, tijolo, concreto, superfícies de laje, arenito ou ardósia

  • Lave com uma solução de carbonato de sódio ou detergente (não sabão) e água.
  • Use um pano ou escova de cerdas macia para ajudar a esfregar.
  • Enxague com água limpa e deixe secar.

Papel de parede

Siga estes passos para tirar manchas de tinta de papel de parede

  • Tente remover a tinta com uma borracha macia. Trabalhe em pequenos movimentos para evitar rasgar o papel.
  • Se a mancha persistir, limpe a área com um pano ou esponja humedecida com água limpa fria. Sobreponha os movimentos para evitar estrias.
  • Use um pano limpo e esponje com gentileza para secar.

Madeira

Siga estes passos para tirar manchas de tinta de madeira

  • Misture detergente da louça em água quente e agite para fazer muita espuma.
  • Humedeça um pano, apenas com a espuma e limpe a mancha.
  • Lave com um pano limpo humedecido com água limpa.
  • Se a mancha persistir, esfregue a área com lã de aço (muito fina) embebida em cera líquida. Esfregue levemente, porque lã de aço irá remover uma fina camada da superfície da madeira.
  • Coloque cera na área afetada o mais breve possível.

Nome : Email :

1 Comentário para “Como tirar manchas de tinta de caneta”

  1. Valéria diz:
    Estou com um probleminha que foi riscado com caneta esferográfica em cima de minha maca de massagem e não consigui tirar!!!
    Já usei acetona, óleo de banana, pasta de dente e não consegui!!! Será que tem alguma coisa que pode tirar a tinta? Gratidão desde já!!!

Trackbacks/Pingbacks

  1. Como tirar mancha de caneta da camisa? - Como FazerComo Fazer - […] Fonte […]

Escreva a sua dica

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *