Como tirar manchas de vinho tinto e de vinho branco

Muitos de nós já vivemos o momento em que copo de vinho tinto se vira e derrama o vinho em tudo o que está à sua volta, mancha o tapete, carpete ou a roupa, assim como a superfície mais próxima.

Não é uma situação agradável mas, é possível tirar a mancha de vinho tinto do seu tapete, carpete, da sua roupa e de outras superfícies manchadas. Deixamos aqui algumas sugestões.

Como remover manchas (ainda molhadas) de vinho tinto.

Os seguintes métodos caseiros têm sido provados a funcionar melhor em manchas de vinho tinto enquanto a mancha ainda está “molhada”.

Em qualquer caso seja qual for o método que decidir utilizar para tirar as manchas de vinho tinto, é importante manter a mancha molhada. Depois da mancha secar será mais difícil tirá-la.

A água é sempre a melhor escolha para diluir a mancha, mas se não estiver disponível, pode utilizar água com gás ou vinho branco. Aplique qualquer um destes produtos sobre a mancha de vinho tinto. De seguida, espoje o sítio da mancha, deve começar pela parte exterior da mancha para evitar que ela se espalhe. Tente tirar a maior parte do vinho tinto possível.

Produtos caseiros para tirar nódoas de vinho tinto

Tal como acontece com qualquer outra mancha, a rapidez com que tenta tirar a mancha é essencial para o secesso que terá em tirar manchas de vinho tinto. Quanto mais depressa tentar tirar a mancha, mais fácil será para a mancha sair.

Os seguintes produtos funcionam melhor em algodão, poliéster e misturas. Não deve tentar tirar manchas de vinho tinto em tecidos que só podem ser limpos a seco. Esses tecidos devem ser entregues para limpeza a seco o mais rápido possível. A tentativa de tirar a mancha, em casa, pode causar danos irreversíveis.

remover manchas vinho4

Água oxigenada e sabão

Um produto caseiro e acessível para tirar manchas de vinho tinto (até mesmo as mais feias) é a combinação de água oxigenada e sabão.

Misture partes iguais de detergente líquido ou sabão e água oxigenada.

Esponje ou despeje a mistura sobre a mancha de vinho tinto e deixe descansar durante um minuto para fazer pré-lavagem.

Atenção: se tiver manchado apenas um lado de uma peça de vestuário, coloque uma toalha entre a mancha e parte do vestuário limpa para que a mancha não penetre ao outro lado do tecido.

Se possível, teste uma pequena área do tecido para garantir que a solução não vai descolorir o tecido.

Continue a espojar a mancha até que ela desapareça. A peça pode então ser lavada na máquina de lavar ou como de costume. A água fria, geralmente, funciona melhor.

Tirar manchas de vinho tinto de tapetes ou carpetes, com água oxigenada e sabão

Para tirar manchas de vinho tinto de tapetes ou carpetes deve aplicar a água oxigenada à mancha, dando-lhe alguns minutos para penetrar as fibras do tapete ou carpete.

De seguida, com a ajuda de um borrifador (cheio de uma parte de água e uma parte de detergente para carpetes), humedeça a mancha. Espoje com um pano limpo até que a mancha desapareça.

remover manchas vinho5

Tirar manchas de vinho tinto com água, vinagre e sabão

Semelhante ao método de água oxigenada e sabão acima mencionado, o método da água, vinagre e sabão funciona melhor se for aplicado imediatamente após espojar a mancha de vinho tinto com um pano branco ou toalha de papel.

De seguida, misture uma colher de sopa de sabão ou detergente da loiça com uma colher de sopa de vinagre branco em dois copos de água morna.

(Pode também aplicar primeiro a água e sabão e de seguida aplicar uma solução de vinagre e água. Ambos os métodos funcionam.)

Espoje a mistura de água, vinagre e sabão sobre a mancha de vinho tinto, utilize uma toalha limpa.

Seque a mancha com um pano seco, limpo. Deve repetir este processo até a mancha desaparecer.

Por fim torne a esponjar a área com um pano limpo e água fria. Seque a área mais uma vez com um pano limpo e seco.

Se não conseguir tirar a mancha, por completo, repita com a solução de água oxigenada e sabão.

A utilização de vinho branco para tirar manchas de vinho tinto

Quando se trata de tirar manchas de vinho tinto, o vinho branco é um recurso valioso. O vinho branco neutraliza o vinho tinto e faz com que seja mais fácil tirar a mancha de vinho tinto.

Coloque uma pequena quantidade de vinho branco sobre a mancha de vinho tinto e esponje com uma toalha limpa e absorvente. Tenha cuidado em não esfregar ou limpar o tecido manchado com vinho tinto, pois isso só irá fazer com que a mancha se entranhe mais no tecido.

Depois de ter tirado o máximo possível da mancha de vinho tinto, trate qualquer vestígio da mancha com tira manchas, comercial, da sua escolha. Desta forma a mancha de vinho tinto pode ser facilmente removida do mesmo modo que remove qualquer outra mancha.

Se não pode tirar a mancha de imediato, use sal

remover manchas vinho3

Não tem tempo para tirar a mancha de vinho tinto de imediato?
Não sabe o método que deve escolher para tirar a mancha?
Não tem os ingredientes necessários para tirar a mancha?

Não desespere, coloque uma espessa camada de sal sobre a mancha de vinho tinto para evitar que ela se espalhe e entranhe no tecido.

Assim que estiver pronta para tirar a mancha, remova o sal e tire a mancha de vinho tinto com a ajuda do método mais conveniente.

Lembre-se, quanto mais depressa colocar o sal sobre a mancha, melhor a probabilidade de tirar a mancha, mais tarde, evitando que ela se entranhe.

Tirar manchas de vinho tinto, secas

Lembre-se, é sempre melhor e mais fácil tirar uma mancha, especialmente uma mancha de vinho tinto, o mais rápido possível. Como sabemos, por vezes não é possível tirar a mancha enquanto ela está húmida. Quando tem convidados e estas manchas acontecem em tapetes ou carpetes, pode apenas dar por conta no dia seguinte.

Os seguintes métodos de remoção de manchas são os mais adequados para tirar manchas de vinho tinto, secas. Deve ter em atenção que nem sempre irá conseguir tirar as manchas de vinho tinto (secas), por vezes, não as consegue tirar, independentemente do tempo ou produto que usa para as tirar.

O primeiro método a usar para tirar manchas de vinho tinto, secas, é a solução de água oxigenada e sabão, já mencionado. No entanto, se o tecido manchado tiver tendência a descolorir ou tiver uma cor muito delicada, tente uma das soluções abaixo mencionadas.

Vinho branco com bicarbonato de sódio

Em primeiro lugar deve molhar a mancha de vinho tinto com vinho branco (ou água com gás).

De seguida deve cobrir a mancha com uma pasta de bicarbonato de sódio e água. Deixar o bicarbonato de sódio sobre a mancha durante algumas horas, humedecendo periodicamente a solução com água.

Após este tratamento, lave a peça manchada, da forma habitual.

O vinho branco pode deixar mancha?

O vinho branco, assim como o vinho tinto, pode manchar. Apenas não deixa uma mancha tão visível como a mancha de vinho tinto. A mancha deixada pelo vinho branco não é tão feia como a mancha do vinho tinto, no entanto não deixa de ser uma mancha.

A mancha do vinho branco é fácil de limpar, com pouco esforço. A maioria das manchas de vinho branco podem ser, imediatamente, limpas com um pano molhado. No entanto, existem alguns fatores que influenciam o sucesso em tirar a mancha de vinho branco. Você precisa de conhecer o tipo de mancha e há quanto tempo o objeto está manchado.

Muitas vezes, consegue tirar as manchas, lentamente, pela repetição dos mesmos passos. Dependendo do procedimento que usa, é altamente recomendável enxaguar. Ao enxaguar, você vai remover resíduos que tenham ficado no objeto manchado e ajudará que o objeto volte ao seu pH normal.

As manchas têm uma maneira de reaparecimento, fazendo com que tenha que repetir o procedimento de remoção de manchas.

remover manchas vinho branco

Água fria para tirar manchas de vinho branco, de tecido

Se tiver uma mancha de vinho branco em tecido, pode simplesmente esponjar o local com água fria. Se conseguir deve colocar a mancha em água fria durante cerca de 25 ou 30 minutos.

De seguida, pode apenas pré-tratar a mancha com um produto de pré-lavagem. Depois disso, deve conseguir lavar a peça de tecido da forma do costume. Se for uma peça de tecido branqueável, pode adicionar lixívia à lavagem.

Água com gás para tirar manchas de vinho branco

A água com gás é conhecida por fazer maravilhas numa grande quantidade de manchas que são solúveis em água. Esta água é apenas uma água gaseificada, não irá causar qualquer dano à roupa ou revestimento protetor da sua carpete.

Normalmente pode, simplesmente, polvilhar um pouco de água com gás diretamente sobre a mancha. Se a mancha for na carpete, pode apenas humedecer a mancha de vinho branco com a água com gás, a água com gás não precisa de ser enxaugada.

Água oxigenada para tirar manchas de vinho branco

A água oxigenada pode ser usada para limpar manchas de vinho branco.

Adicione 3 colheres de sopa de água morna (não água quente) e deixe repousar sobre a mancha durante cerca de 30 minutos.

Depois de ter aplicado a mistura de água oxigenada, use uma toalha para cobrir a mancha. A toalha irá bloquear a luz, que faz com que os produtos químicos na água oxigenada descolorem o local onde é colocada. Durante os 30 minutos de espera deve verificar várias vezes para garantir que não haja descoloração ou perda de cor do tecido.



One Response

  1. Margarete Machado Reply

Deixe um Comentário