Como tirar Nódoas de Gordura

Dentro do campo da sujidade e das nódoas, o maior desafio para as donas de casa é as manchas de gordura. E o problema é que elas aparecem não só na roupa, mas em todo o lado! Podem estar até nos estofos do carro. São como as ratazanas que conseguem sempre entrar nos lugares mais impossíveis de chegar.

Estratégia Anti-nódoas

A sorte é que foram desenvolvidas várias estratégias anti-nódoas que declararam guerra às inimigas há muito tempo. E ainda hoje dura. Pode ser constrangedor quando estamos num jantar de negócios e deixamos cair um pouco de molho de carne na roupa. Para além do cheiro a jantarada, fica a mancha inconveniente a olhar para toda a gente. Vamos tentar perceber como funcionam as receitas contra as nódoas nos diferentes tipos de tecido.

Tirar Nódoas de Gordura de Tecidos

Quando falamos de tecidos como o couro, que não são laváveis, a opção é uma mistura de pó de talco e aguarrás e passar sobre a nódoa. É um problema duplo quando nos deparamos com materiais que não podem ser lavados da maneira tradicional. Pode também gastar algum dinheiro na lavandaria a fazer uma limpeza a seco.

Tirar Nódoas de Gordura de Tecidos

No caso dos tecidos ditos laváveis, a solução é absorver a gordura com pó de talco por exemplo e limpe com tricloroetileno, seguido de uma lavagem normal. Pode usar um tira-nódoas comprado num supermercado, nem todos são bons, portanto, deve investir bem num dos melhores. Opte pelas marcas, pois nestes produtos, como são mais concentrados do que as marcas brancas, a rapidez da acção é mais eficaz. Nota: se for o caso de ser uma nódoa em roupa, não trate dela com a roupa vestida, pois os químicos entram em contacto com a pele e podem criar alergias.

Tirar Nódoas de Gordura com Detergente

Há também nódoas, mais raras, que derivam de produtos gordos. Convém, neste caso, raspar e colocar papel absorvente para depois poder passar a ferro por cima. Não abuse das passagens com o ferro, não são necessárias muitas.

As receitas são várias, entre elas algumas bem caseiras como aplicar farinha de batata, que tem o mesmo efeito do pó de talco. No entanto, uma das escolhas preferidas ainda é aplicar o detergente Sonasol (à venda em qualquer supermercado). A reputação é imensa e o algodão não engana! É um dos detergentes mais procurados para limpar tudo o que é sujidade e gordura. Para além de não ser um produto que seja necessária uma segunda lavagem para retirar o odor que fica entranhado na roupa. Na hora em que se sujou, se aplicar rapidamente um simples detergente da louça pode ser aplicado para remover facilmente a nódoa sem deixar vestígios. Senão for preguiçoso, a nódoa nunca terá muita margem de manobra para se poder estender e ficar para sempre na sua camisola ou calças.

É, como vimos, bastante fácil tirar estas nódoas que atormentam o dia-a-dia de quem toca em comida e noutros produtos gordurosos. Seja cuidadoso! Não mantenha gordura na mão durante muito tempo, pois sem querer pode passar pela roupa e tem o dia estragado, isto é, se ainda não tiver lido este texto conselheiro.



No Responses

Deixe um Comentário