Como tirar nódoas difíceis

As nódoas são as maiores inimigas da nossa roupa e de todos os tecidos lá de casa. Sejam carpetes, tapetes, cortinados, lençóis  almofadas, aventais, as nódoas onde caem, permanecem até que arranje uma maneira de se livrar delas. Saiba como remover nódoas difíceis.

No geral, quando se apercebe que a roupa está manchada, nunca a passe a ferro se tal acontecer, pois isso vai secar ainda mais a nódoa. A única nódoa que deve ser aquecida é a cera. O que deve fazer nesse caso é colocar um papel absorvente por cima da nódoa e passar o ferro por cima. Ao derreter a cera, o papel irá absorvê-la e ficará de novo com a sua roupa original.

Como Remover Nódoas grandes

Se for o caso de ter uma nódoa muito grande, que os tecidos não absorvam rapidamente  retire o excesso de nódoa com uma colher ou tente absorver se for o caso. Não a esfregue, pois pode fazer com que a nódoa se propague ainda mais pelo tecido. Agora os truques variam dependendo do tipo de tecido. Quando se trata de tecidos brancos laváveis, eles podem ser branqueados com lixívia, por exemplo, mas se não for esse o caso, aplique sumo de limão ou vinagre. O ácido vai actuar contra a nódoa e deixará o tecido como novo. Assim que a nódoa for removida, lave o tecido e deixe inclusive na água durante algum tempo.

Como tirar nódoas difíceis

As nódoas de tinta

As nódoas de tinta podem parecer muito complicadas de tirar, mas na verdade elas podem ser removidas apenas com detergente da louça. O processo é simples: lave primeiro, aplique o detergente na parte de trás da mancha e volte a lavar. A tinta sairá muito facilmente do seu tecido.

Convém saber com que tipo de tecidos estamos a lidar, pois há tratamentos que podem prejudicar o estado dos tecidos e podem mesmo estragá-los.

Remover Nódoas difíceis em Algodão-Linho

Contrapondo o que se faz com outros tecidos, se estivermos a lidar com algodão-linho, a solução e vltar a colocar o líquido que causou a nódoa no local dela. Coloque um pouco de sumo, se for o caso, e vá esfregando. Assim que a nódoa tenha desaparecido, coloque a roupa debaixo de água fria a correr.

Remover Nódoas difíceis em Fibras Sintéticas

Neste tipo de tecidos, o truque é utilizar água com gás e esfregar. Depois, deve colocar detergente em pó ou detergente liquido e deixar actuar. No final, lava-se normalmente.

Como tirar Nódoas em Tapetes e Alcatifas

Para os tapetes e alcatifas, o álcool é a melhor solução. Pode ainda usar amoníaco ou vinagre. Assim que aplicar o seu produto escolhido, deve escovar bem a zona da nódoa e deixar repousar de seguida. Assim que estiver seco, aspire.

Tecidos Artificiais

Utilize água morna para este tipo de tecidos. Seja rápido! Depois disso, esfregue com álcool e água até que desapareça e a seguir volte a lavar normalmente.

Agora que sabe o que fazer em qualquer caso dos que apresentei, tome cuidado com os seus tecidos para lhe poupar o trabalho de andar com estas voltas todas. Seja sempre rápido a actuar, quanto mais cedo se livrar da nódoa, mais rápido será o processo!



One Response

  1. Francisco Fialho Reply

Deixe um Comentário