Cuidados a ter com a Higiene do seu cão

Muitos de nós têm animais de estimação em casa nomeadamente cães. Para além de serem muito bonitos, brincalhões e de nos fazerem companhia existem certos cuidados que temos de ter com eles e em relação a eles. Se a higiene é importante para nós seres humanos também o é para eles. Não se trata apenas de uma questão de aparência mas também de saúde.

Cuidados a ter com a Higiene do seu cão

Escovar o cão

O número de escovagens deve variar consoante a quantidade de pelo que o seu cão tenha. Por exemplo, um São Bernardo necessita de ser escovado mais vezes pois tem muito pêlo. Um boxer pode ser escovado com menos frequência uma vez que tem pelo curto.

Higiene auricular

É muito importante que as orelhas do seu cão estejam sempre limpas para que não se criem doenças a esse nível. Examine regularmente as orelhas do seu cão e se encontrar cera em excesso limpe. É preferível que adquira os produtos de limpeza para esta zona do corpo do seu animal de estimação no veterinário.

Cuidados a ter com a Higiene do seu cão

Dar banho ao seu cão

A frequência dos banhos do seu cão depende de alguns factores. Se ele vive dentro de sua casa deverá tomar banho com mais frequência. Tenha em atenção que deve lavar o seu animal com um champô para cães e não com champô para humanos. Os cães têm a pele mais sensível do que a nossa e isso pode-lhes causar irritações. Tenha cuidado para que o seu cão não apanhe frio durante ou depois do banho e fique constipado.

Corte as unhas: É necessário que corte as unhas do seu animal de estimação

Ao fazê-lo dá-lhe uma maior liberdade para correr e previne potenciais doenças e/ou infecções. Ao cortar-lhe as unhas tenha sempre cuidado para não o magoar.

Previnir parasitas

Ninguém quer ter parasitas em sua casa e são também muito incómodos para o seu cão. Sendo assim opte por usar um champô antiparasitas, compre uma coleira especial para o seu cão ou recorra a pós ou líquidos que existem à venda em farmácias e que exterminam de vez estes bichinhos incómodos.

Tosquia de cão

Se o seu cão tem o pêlo muito grande, pelo menos no Verão, opte por tosquiá-lo. Vai ver que ele se sente muito mais à vontade.

O mais importante para que o seu cão seja feliz é que lhe dê muito amor e carinho. Embora ele não seja um ser humano, o seu cão é o seu melhor amigo. Tenha cuidado com a comida que lhe dá, garanta que a água dele se encontra sempre limpa e fresca (principalmente em dias de calor) e passeie com o seu cão.

O exercício físico é um factor muito importante para a saúde do seu animal de estimação. Se notar que o seu cão está com um comportamento estranho ou que não está a comer a quantidade ideal de ração não hesite e leve-o imediatamente ao veterinário. No que respeita à saúde dos nossos melhores amigos mais vale prevenir do que remediar.



Deixe um Comentário