Dicas infalíveis para limpar algas do aquário

Para deixar seu aquário sempre limpo e longe de algas é necessário fazer um tratamento especial na água. É importante que esse tratamento seja realizado da forma correta e com produtos confiáveis para não comprometer a saúde de seus peixes. O tratamento varia de acordo com o tipo de água.

As algas são causadas pelo excesso de nutrientes na água, procure realizar a troca da água mais frequentemente ou procure alimentar menos os seus peixes quando perceber a presença delas.

Confira abaixo o tratamento ideal contra algas para o seu tipo de peixe. Conheça as melhores dicas para limpar algas do aquário.

Água doce:

  • 1º Passo: Esfregue o vidro do aquário com uma esponja de algas para remover as algas presas. Não utilize esponjas de cozinha, nem produtos abrasivos.
  • 2º Passo: Com a ajuda de um sifão, direcione 20% da água do aquário para um balde (preferencialmente novo, sem resíduos de produtos químicos).
  • 3º Passo: Sugue com o aspirador de pó os resíduos, fezes e/ou restos de comida presentes no fundo do aquário.
  • 4º  Passo: Limpe seus objetos de decoração com uma esponja de algas.
  • 5º Passo: Troque a água retirada por água limpa e certifique-se de que a mesma encontra-se com a mesma temperatura da água presente no aquário. Se preciso utilize um termômetro. Aos poucos complete a água do aquário.
  • 6º Passo: Limpe o vidro exterior, a tampa e os aparelhos superiores do aquário Não utilize substancias químicas toxicas para os peixes, use uma solução de vinagre, mas ainda assim, não deixe entrar em contato com a água.
  • 7º Passo: Não esqueça que a troca do filtro deve ser feita pelo menos uma vez por mês.

Água Salgada:

  • 1º Passo: Com uma esponja de algas esfregue o vidro interno retirando todo o resíduo de algas.  Para resíduos mais difíceis de remover, utilize uma lâmina de barbear e raspe a sujeira. Aproveite também para esfregar os objetos de decoração com uma escova limpa de cerdas macias.
  • 2º Passo: Para um aquário de água salgada você deve realizar a troca de 10% da água pelo menos 2 vezes ao mês. Use um sifão para facilitar.
  • 3º Passo: Com o aspirador, sugue resíduos de sujeiras, restos de comida e fezes presentes no aquário. Verifique se há crostas de sal impregnadas, se houver limpe com a esponja
  • 4º Passo: Para completar a água salgada do aquário é preciso testar a temperatura, a salinidade e o pH da água para não prejudicar os seus peixes. Tire dúvidas com um especialista antes de tentar fazer sozinho. Você irá precisar começar esse processo um dia antes, em um balde, você irá colocar a água destilada aquecida misturada ao sal seguindo .as instruções do produto. Pela manhã, é importante testar a salinidade (deixar entre 1.021 e 1.025) e a temperatura da água (deixar entre 23 e 28 graus Celsius). E não esqueça de verificar a temperatura da água diariamente.

Atenção: Não utilize água da toneira para lavar o seu aquário ou para repor a água, pois o cloro pode prejudicar seus peixes.

Como vê, limpar algas do aquário é bastante simples se seguir estas dicas infalíveis.



Deixe um Comentário