Dicas para remover nódoas de ferrugem

Já se deparou com nódoas de ferrugem? Então, certamente, já deve saber o quanto são difíceis remover.

No caso da ferrugem a melhor táctica é mesmo  a prevenção, por isso, vamos mostrar-lhe algumas dicas de como pode evitar e remover nódoas de ferrugem de forma eficaz e simples.

Confira-as já abaixo.

Preservar da ferrugem

  •  Dissolver 20 gramas de parafina em 1 litro de petróleo e, com um trapo molhado no líquido, besuntar muito bem o objecto, ou partes, a preservar, deixando ficar o trapo em con­tacto com ele durante uma hora. Passado este tempo, esfregar o objecto, energicamente, com um trapo de lã, seco.
  •  Evita-se a ferrugem nas facas e outros instru­mentos cortantes, passando as suas lâminas a uma pedra de esmeril, para as nivelar, enxugando-as, de­pois, muito bem e untando-as com um pouco de va­selina.
  • Lavar os objectos muito bem com água acidudada pelo ácido sulfúrico, a 1% e passar-lhes por cima uma pasta que se prepara misturando: 1 parte d óxido de cobre, uma parte de borato de chumbo e duas de essência de terebentina.Deixa-se secar e depois aquece-se o objecto dentro de um forno, ao rubro.
  • Deitar, numa vasilha de ir ao lume, poeira debulha até 3 a 4 centímetros do bordo da mesma.
  • Colocar os objectos a preservar sobre uma grade de ferro, que se introduz na vasilha e que deve ficar colocada 2 a 4 centímetros acima da poeira da hulha.Fecha-se a vasilha e aquece-se durante meia hora,, conservando o calor do fogo de modo que o seu fundo tenha a temperatura do rubro sombrio.Passado aquele tempo, retira-se a vasilha do lume e dela os objectos, que ficam revestidos de um es­malte negro perservativo da ferrugem.
  • Revestir os objectos a preservar com uma solução quente de enxofre em terebentina.
  • Derreter 100 gramas de colofónia e juntar-lhe: 5 gramas de goma copal, 5 de pez gordo, 4 de cera e 2 de guta-percha. Untar os objectos com esta mistura.
  • — Fundir 100 gramas de pez da Noruega e acrescentar-lhe 6 gramas de cera amarela e 4 de sebo.

Aplica-se com um pincel nos objectos a preservar.

 

Dissolventes da ferrugem

  •  Um bom dissol­vente da ferrugem é uma solução aquosa de cloreto de estanho.

Usa-se imergindo as peças ferrugentas nessa so­lução durante 13 a 24 horas, segundo a espessura de ferrugem que elas tiverem e lavando-as, depois, com água.

Finalmente, passam-se por amoníaco e secam-se o mais depressa possível.



Deixe um Comentário