Dicas para tirar nódoas de café e chocolate

Tirar nódoas de café e chocolate nem sempre é uma tarefa fácil. Por isso, conhecer algumas dicas de como lidar com este tipo de situações é sempre uma enorme vantagem e uma das formas de garantir que todo o processo de limpeza será um sucesso.

Em primeiro lugar, vai ter de proceder a uma limpeza prévia. Comece por lavar a nódoa, primeiramente, com água simples e, seca esta, esfregá-la muito bem com amo­níaco, aplicando-lhe depois uma solução aquosa de água oxigenada a 1%. Finalmente, lava-se com água simples e seca-se.

Seguem-se as restantes dicas mais detalhadas.

Para o café:

 

  • Depois de a lavar com água simples, tornar a lavá-la com água de sabão, enxaguando bem com água limpa. Temendo-se que a côr do tecido se altere, substi­tuir o sabão por gemas de ovos, diluídas em água quente. Se a nódoa persistir, esfregá-la com uma escova rija embebida de álcool.
  • Esfregar com uma escova molhada em glicerina e lavar, depois, com uma mistura de água e álcool desnaturado, em partes iguais.
  • Lava-se a nódoa com água simples e, em se­guida, com água e sabão a que se juntaram algumas gotas de álcool; enxagua-se e deixa-se secar.
  • Se a nódoa for de café com leite, lava-se com água simples, ensaboa-se e expõe-se aos vapores do anídrido sulfuroso que se obtém queimando, num pires, por debaixo dela, um pouco de enxofre.
  • Este processo é o mais indicado para tratar teci­dos de lã e de seda.
  • Esfregar a nódoa com ácido clorídrico muito diluído em água.
  • Aplicar sobre a nódoa um pouco de bórax, que se humedece com água e se conserva aí por algum tempo. Lavar, depois, com água fervente.

 

Para o chocolate:

As receitas preconizadas para eli­minar as nódoas de café são aplicáveis às do cho­colate.

No caso de se mostrarem renitentes, proceder da forma seguinte:

  • Raspar 500 gramas de sabão e “dissolver ou ras­par em fel de boi e juntando-lhe, depois, 15 gramas de sal refinado e 6 gemas de ovos. Formar, com a massa obtida, pastilhas que se deixam secar à sombra, lentamente.
  • Molha-se uma destas pastilhas em água e esfre­ga-se com ela, o direito e o avesso do tecido man­chado.

Esta receita é aplicável às nódoas produzidas por sucos de plantas e de frutos.

— Sendo as nódoas antigas, molhá-las com álcool e esfregar com os dedos as partes que se molharam.

Esta receita é aplicável às nódoas de vinho.

Com estas dicas para tirar nódoas de café e chocolate garantimos que a sua limpeza irá ficar muito facilitada. Experimente-as e diga-nos como correu.



Deixe um Comentário