Guia para Tirar manchas de bolor da Roupa, tecidos e estofos


O bolor é propenso a surgir em áreas escuras ou com pouca claridade, quentes e húmidas, especialmente húmidas como uma casa-de-banho. Mesmo na roupa, o bolor aparece devido à humidade, ao estarem guardadas mas sujeitas a algum tipo de humidade. Vamos ensinar a tirar manchas de bolor da roupa, tecidos e estofos.

Tirar manchas de bolor de tecidos                          retirar mancha bolor

No caso de necessitar de remover uma ou mais manchas de bolor de um qualquer tecido, verifique antes se pode ou não ser lavado com lixívia.

Caso a peça possa ser lavada com lixívia, lave a peça ou tecido com lixívia e detergente, em água quente e depois poderá lavar a roupa como de costume. Se, por outro lado se tratar de uma peça ou tecido em que não poderá utilizar lixívia, deverá mergulhar a peça ou tecido num produto oxidante com oxigénio ( a lixívia é à base de cloro) e água quente e deixar, pelo menos, durante meia-hora antes de proceder à lavagem normal.

Se desejar mais alternativas para tirar manchas de bolor em tecidos, aqui as colocamos:

se o tecido onde se verificar a mancha fôr lavável, molhe a área da mancha com leite e deixe a peça exposta à luz solar até o leite secar. Poderá repetir se houver necessidade. Caso ache a opção do leite fora do normal e comum, pode usar sumo de limão, o que resultará especialmente em tecido branco ou muto claro.
Posteriormente, lave com água e sabão e pendure num cabide para que a peça seque, direita, ao sol.

Se as manchas que lhe apareceram forem pequenos pontos pretos, experimente deixar a peça ou tecido de molho em água muito quente com sal e deixando repousar até que a água fique fria. Ponha a secar ao sol, sendo que deverá colocar em cada manchinha preta uma mistura de limão e sal, deixando-a assim por algumas horas e depois é só lavar normalmente.

Hybrid Connect Error : Connector could not be found

Tirar manchas de bolor avermelhadas de tecidos

Sabia que o bolor ou mofo pode ter uma cor avermelhada? Se for esse o caso da sua mancha, mergulhe o tecido ou peça num recipiente com água e farinha de milho. Leve ao lume para ferver durante alguns minutos. Depois enxague a peça ou tecido e deixe clarear ao sol durante um pouco. Enxague novamente e deixe secar.

Tirar manchas de bolor em estofos

retirar macha bolor sofá

Caso se veja a braços com manchas de bolor em estofos, o primeiro passo a tomar é aspirar a maior parte de bolor possível (deite fora imediatamente o saco do aspirador para que não propague fungos pela casa; se o seu aspirador fôr a água, deverá lavar o depósito de imediato com água quente e lixívia). Limpe o estofo comum pano limpo e branco molhado numa mistura de um copo de água fria e uma chávena de amoníaco. Esfregue até que a mistura seja absorvida pelo estofado. Repita, caso necessário, até que a mancha desapareça. Limpe a área com água fria e um pano branco limpo para remover vestígios da mistura aplicada.
Auxilie a secagem do estofo usando um secador de cabelo ou com uma ventoínha. A secagem do estofo é a parte mais importante de todo o processo, pois se ficar alguma humidade, o bolor rapidamente voltará.

Tirar manchas de bolor da roupa

mancha bolor roupa

No caso das manchas de bolor na roupa, é o tempo de existência nas mesmas que irá fazer com que consiga removê-lo ou não. Segundo especialistas químicos, é possível verificar o tempo de uma mancha de bolor na roupa pela côr que apresenta. As manchas com uma tonalidade roxa ou lilás, pretas e esverdeadas são as mais antigas, pelo que serão mais difíceis de remover.

Tirar manchas de bolor recentes da roupa

As manchas de bolor recentes, podem ser removidas mais simplesmente, por exemplo, fervendo a peça de roupa numa mistura de água e bicarbonato de sódio. Basta misturar duas colheres de chá de bicarbonato para cada litro de água. Mas antes deverá certificar-se de que o tecido em questão pode ser fervido.

Mas esta não é a única opção que tem. Pode utilizar mais métodos como o deitar diretamente em cima da mancha de bolor uma chávena de chá (cerca de 200ml) de álcool. Em seguida, esfregue bem até que saia tudo. Pode executar este procedimento quer se trate de roupa branca ou colorida.

Tirar manchas de bolor em roupa de cor

Uma alternativa específica para remover manchas em roupa colorida é mergulhar a parte manchada de bolor em leite a ferver até que a mancha desapareça. De seguida, lave essa área com água e vinagre branco.

Tirar manchas de bolor em roupa branca

mancha bolor tecidos

Mas se for mesmo uma daquelas pessoas adeptas da lixívia e se deparar com uma ou mais manchas de bolor em roupa branca ou clara, tem também aqui o seu uso: misture uma chávena de chá de açúcar por cada litro de lixívia e mexa bem até que o açúcar se dissolva. Coloque a roupa de molho nessa mistura, pelo menos durante uma hora, mas se fôr uma mancha mais profunda, então deverá esperar um pouco mais de tempo.

Tirar manchas de bolor lavando a roupa na máquina

Caso esteja a fazer uma máquina de lavar com roupa por grupos de cor, branca, colorida ou preta, e tiver alguma peça com manchas de bolor recentes, aproveite para adicionar à lavagem um oxidante com ou sem cloro. Os oxidantes sem cloro atacam menos as fibras dos tecidos mas atuam mais lentamente, o que vai implicar mais lavagens.

Tirar manchas de bolor persistentes na roupa

Caso a mancha de bolor perdure após a lavagem com o produto oxidante, terá uma última opção, isto de acordo com especialistas químicos, que lembram também que uma pessoa deverá certificar-se de testar primeiro uma parte da peça se se tratar de peças coloridas.

Misture bem, num recipiente, cinco colheres de sopa de lixívia e duas colheres de sopa de um qualquer produto de limpeza mais agressivo (como os de limpeza de fornos). Aplique a mistura sobre a mancha e espere uns minutos. Pode tentar esfregar, mas façao com cuidado para não rasgar a peça de roupa. Repita tantas vezes quantas as necessárias para rmover a mancha por completo.

Passe, então, a peça de roupa em água corrente e aplique na zona afetada uma mistura (que deverá ficar pastosa) de três colheres de sopa de açúcar e cinco colheres de sopa de água. Espere cerca de três minutos e enxague de novo a peça e lave normalmente.

Se conheçe mais alguma dica para tirar manchas de bolor na roupa, tecidos ou em estofos, partilhe com a nossa comunidade nos comentários ao guia completo para tirar manchas de bolor da roupa, tecidos e estofos.


Nome : Email :

30 Comentário para “Guia para Tirar manchas de bolor da Roupa, tecidos e estofos”

  1. Como Fazer diz:
    A lixíbia pode ser utilizada para tirar o bolor sempre que se trate de roupa branca?
  2. Decor diz:
    A lixívia sempre que possa ser aplicada é o melhor produtos para tirar manchas de bolor porque além de remover as manchas ainda mata os fungos que provocam as manchas de mofo ou bolor.
  3. Valter diz:
    Muito boa ideia.

    Excelente explicação, sendo que o bolor é da manchas mais difíceis de tirar.

  4. Flávia diz:
    Demorei um tempo para entender o que é lixívia. Aqui no Brasil chamamos de água sanitária.
    Ótimas dicas!!! Muito obrigada
    Eu amo este site.
    Abraços.
  5. Anónimo diz:
    Onde eu encontra esse produto a LIXIVIA?
    • Remover Manchas diz:
      Boa tarde,

      A lixívia em Português de Portugal significa água sanitária em Português do Brasil.

      • Martha Tamara White diz:
        claro o portugues de Portugal não é igual ao do Brasil,portanto as terminologias também não são as mesmas!
        Ex.para vocês chavena …..para nós xícara! e assim tantas outras…..
  6. Adriele diz:
    E se a camiseta for laranjada ???e mnao sai com nda o q ei faço
  7. Líh Mont diz:
    Lixivia = Água Sanitária
  8. Rosemeire, lixívia é água sanitária (cândida, qboa, etc…)
  9. dicas maravilhosas,me ajudou bastante.
  10. Vera Mello diz:
    gostei das dicas foi testar
  11. Michele diz:
    Ola tenho carrinho meu filho deixei guardado nua peca e ele mofo todo e joaninha como faco tira mofo dele….obrigadoo
  12. lita diz:
    eu botei uma roupa vermelha e manchou minha roupa braca e uma vrede o que faço
  13. Eu retirava o bolor dos roupa com vinho verde branco,
  14. Thifanny diz:
    Obg. Estava precisando muito.
  15. Letícia diz:
    O que é produto oxidante com oxigénio ?
    qual produto seria no mercado ?
  16. muito obrigado funcionou a do leite
  17. o que é lixivia e onde encontro?
  18. helena diz:
    E se o tecido for colorido, no meu caso sao cadeiras estampadas com flores. Se eu passar agua sanitaria, nao vai manchar e ficar com manchas brancas?
  19. Valéria cardoso Ribeiro diz:
    Helena, vai sim
    Letícia, é tipo Vanish, mas tem o tira manchas da Amway que é bem mais eficaz

Escreva a sua dica

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *