Guia para limpar quartos passo-a-passo


Compilamos um Guia passo-a-passo com todos os items bem detalhados para fazer uma limpeza bem profunda do quarto. Como organizamos a informação em pequenos passos, pode saltar alguns passos de limpeza quando for fazer uma limpeza mais superficial ou cumprir o guia à risca para uma limpeza profunda dos quartos e assim não deixar nada por limpar.

Primeiro passo, fazer uma arrumação geral e retirar o lixo maior

Este primeiro passo envolve retirar o lixo e material que quer reciclar, colocar as coisas no seu devido lugar (arrumação) e uma organização rápida.

Para este passo tenha à mão, um saco de lixo / reciclagem e talvez um cesto de roupa suja para itens que não pertencem ao quarto.

Coloque a roupa suja no cesto de sujos e pendure qualquer peça de roupa que possa ter experimentado e que não arrumou.

Coloque todos os itens que não pertencem ao quarto dentro do cesto de roupa, coloque do lado de fora do quarto, para tratar à posterior.

Pode empilhar os itens que estão em seu devido lugar para repor quando a superfície estiver limpa. Uma ótima dica de arrumação é alinhar os itens em cima uns dos outros em caso de livros, tabletes, iPad etc., ou paralela ou perpendicularmente às bordas do mobiliário. Dessa forma as coisas ficam com um ar de arrumado.

Termine este passo dobrando as roupas e arrume-as antes de passar ao passo seguinte.

limpeza-de-quartoSegundo passo, limpar o pó, varrer, aspirar e lavar, paredes teto e mobiliário

Agora que o quarto está mais arrumado e livre de distrações pode começar a limpá-lo. No segundo passo vai limpar o pó, mantenha em mente que o pó cai de cima para baixo, desta forma deve começar do topo e trabalhar para baixo. É importante manter os lençóis sujos sobre a cama para aparar as teias de aranha e poeira que possa cair.

Prepare a sua ferramenta de varredura colocando um pano de microfibra, humedecido, sobre a extremidade. Dê uma vassourada aos cantos do teto limpando o pó e qualquer teia de aranha. Comece a limpar onde o teto encontra a parede. Limpe de canto a canto em torno do quarto (movendo o pano no sentido horário).

Enquanto faz isso, também pode limpar as armações das portas ou luminárias (que devem estar desligadas enquanto as limpa). Pode limpar os rodapés com a mesma ferramenta.

Quando limpar o pó preste atenção às mesas-de-cabeceira e cômodas. Não utilize apenas um pano seco, utilize um limpador de móveis e um pano húmido para limpar o pó e criar uma barreira ao seu reaparecimento. Não se esqueça dos topos dos espelhos, quadros e todos os acessórios do quarto.

Depois de limpar o pó procure e limpe impressões digitais ou marcas nas paredes, interruptores, ou superfícies horizontais que necessitem de ser limpas e polidas. Nesta limpeza deve incluir mobiliário e decoração do quarto. Nesta fase pode também desinfetar os interruptores. Para limpar os móveis deve remover todos os itens e coloca-los em segurança no chão, pulverizar a superfície dos móveis, se puder, ou simplesmente usar um pano húmido para limpar. Limpe no padrão de um “S” (a partir de uma extremidade e movendo-se para a outra extremidade em zig-zag para a frente e para trás até que a limpeza esteja concluída).

Deve secar a superfície antes repor os itens. Limpe cada item à medida que o coloca no sítio. Verifique se as superfícies verticais do seu mobiliário têm impressões digitais e limpe, conforme necessário (as superfícies verticais acumulam menos sujidade do que as horizontais, desta forma não precisam de uma limpeza muito profunda).

Limpe o espelho com um limpador de vidros, de seguida, tome um pano de microfibra limpo e limpe usando o padrão “S” de cima para baixo e limpe qualquer estria, conforme necessário.

Limpe a poeira das cortinas e das precianas, pode utilizar o aspirador. Passe para o peitoril da janela, use um pano para limpar a estrutura e peitoril da janela.

limpeza-de-quarto2

Terceiro passo, limpar o chão, remover o lixo e enviar a roupa para lavar

Neste terceiro passo vai limpar o chão e remover o lixo assim como colocar a roupa na lavandaria. Irá precisar de um aspirador e de uma esfregona.

Comece por esvaziar o caixote de lixo e substituir o saco (se for o seu caso). Coloque o lixo e a roupa suja do lado de fora do quarto. Comece a aspirar, pode começar por uma aspiração rápida das áreas abertas ou pode começar a mover móveis para uma aspiração mais profunda, utilize os acessórios do aspirador para chegar aos cantos. A profundidade desta limpeza depende da sujidade acumulada, quem sofre de alergias não pode ignorar as fendas e os cantos. Os acessórios do aspirador são ótimos porque permitem chegar a sítios onde a cabeça do aspirador não pode chegar. Os sítios que são frequentemente esquecidos são, debaixo da cama, o vinco onde o tapete encontra a parede e atrás dos móveis.

Neste passo pode tirar a roupa suja da cama e levar toda a sua roupa suja do cesto para iniciar uma carga de lavagem, na máquina de lavar.

Pode também considerar limpar o colchão.

Passo extra, limpar o colchão

limpeza-de-quarto3Como limpar o seu colchão

Os colchões são recetores de células mortas, da pele, suor, manchas, ácaros, e toda a sorte de outras coisas. Apesar dos resguardos de colchão, lençóis e almofadas e fronhas que tem que lavar com regularidade o colchão precisa de ser limpo periodicamente, sendo onde dorme a cada noite.

Siga estes passos e descanse no conhecimento de que a sua cama está limpa.

  1. Aspire o colchão: Depois de retirar o resguardo do colchão, passe o aspirador sobre o colchão. Vai livrar-se das migalhas de biscoitos de sessões em que mastigou até tarde, assim como qualquer outro tipo de sujidade, pelos de animais de estimação e poeira que acumulou ao longo do tempo.
  2. Limpar manchas: Como limpa e o produto a usar vai depender do tipo de mancha que estiver a tratar. A menos que tenha derramado vinho tinto ou café na cama, a probabilidade é que tenha que limpar manchas à base de proteínas da variedade corporal, suor, urina, sangue, etc. O mais provável é serem manchas antigas o que significa que vão ser mais difíceis de remover depois da ligação química com o tecido.Aqui estão algumas opções:

    • Trate as manchas com uma combinação de peróxido de hidrogênio, detergente líquido e bicarbonato de sódio. Misture tudo dentro de um borrifador e trate a área manchada. Esfregue com um pano limpo.

    • Utilize produtos de limpeza enzimáticos naturais, não-tóxicos, que quimicamente quebram manchas e odores.

    • Faça uma pasta de sumo de limão e sal. Aplique a mistura sobre a mancha e deixe repousar durante 30 a 60 minutos. Limpe o sal com uma toalha limpa.

  3. Desodorize: Polvilhe uma leve camada de bicarbonato de sódio sobre toda a superfície do colchão e deixe descansar durante algumas horas. O bicarbonato de sódio vai absorver qualquer excesso de líquido deixado pelo processo de remoção de manchas e deixar o seu colchão com um cheiro fresco e limpo. Utilize o aspirador para remover o bicarbonato de sódio, certificando-se de entrar em qualquer fenda para remover o pó.
  4. Arejar: A melhor coisa para o seu colchão é o ar fresco e a luz solar UV. Nem todos terão a possibilidade de colocar o seu colchão ao sol, no entanto se você puder é uma ótima maneira de eliminar, naturalmente, as bactérias. Ao ar livre será ainda mais fácil limpar o seu colchão.
  5. Cubra & Proteja: Se não tem um resguardo de colchão, será uma boa altura para o adquirir. O resguardo é uma peça, importante, de defesa contra a sujidade e manchas e pode ser colocado na máquina de lavar roupa numa base regular.

A chave para a limpeza de um quarto é uma compreensão de quais tarefas atacar primeiro e saber quais as ferramentas que você precisa antes de começar (assim não tem que andar para trás e para frente um milhão de vezes).


Nome : Email :

Escreva a sua dica

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *